Vinho do Porto Kopke - A mais antiga casa de Portos de Portugal
Celso Nogueira

O Porto Kopke de safras antigas pode valer uma fortuna. Um exemplar de 1937, tipo Colheita, custa quase 300 euros em Portugal. Outros Colheita de destaque, na mesma faixa de preço, são os de 1940, 1951 e 1970. Felizmente para o consumidor brasileiro os vinhos do Porto Kopke de safras mais recentes chegam com preços bem mais acessíveis.


Com uma história de séculos, a C.N. Kopke & Cª, Lda é a mais antiga empresa de vinho do Porto. A casa Kopke foi fundada em 1638, no Porto, pelos alemães Cristiano e Nicolaus Kopke. Em 1841, passou a ser conhecida como C.N Kopke & Cª , Lda. O negócio tornou-se rapidamente num dos pontos de interesse da família. Dois nomes merecem especial destaque: Nicolau Kopke e Joaquim Augusto Kopke. Cada um deles, vivendo em diferentes épocas, marcou não só a história do Vinho do Porto, mas também a das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, sendo os nomes recordados como símbolo de progresso.


Foi a família Kopke que dirigiu diretamente até 1870 a empresa, ano em que foi criada uma sociedade com a família Bohane, e passou a ser gerida a partir de Londres, onde tinha os seus interesses econômicos. Muitos anos mais tarde, as consequências das duas guerras mundiais deram origem a algumas dificuldades na empresa, sendo a venda a única solução viável.


Em 1953, Manuel Barros, já um nome forte no negócio do vinho do Porto, tornou-se proprietário da Kopke.
É finalmente em Junho de 2006, que o grupo Sogevinus adquire a C.N. Kopke & Cª Lda. A qualidade e o prestígio são os garantes da sobrevivência desta empresa a caminho dos 400 anos de existência.


Caves há mais de 70 Anos

As atuais caves da Kopke situam-se na Rua Serpa Pinto, na Sede da empresa em Vila Nova de Gaia. Estão a funcionar há mais de 70 Anos. Com dimensões amplas, cerca de 7.000 metros quadrados, albergam uma quantidade de vinho armazenado que ronda os três milhões de litros. Dotadas de um sistema de engarrafamento, as instalações da Kopke estão ainda equipadas de um serviço de recepção, que permite aos visitantes poder ver as caves durante todo o ano e provar os vinhos da casa Kopke.
Foi nestas caves que se celebraram, no final da década de 80, os 350 anos da Kopke. Os festejos foram ainda aproveitados para a empresa dar a conhecer um vinho de 1938, ou seja, do ano em que a casa completou três séculos de existência.


Quinta de S. Luís


A Quinta de S. Luís fica situada na margem esquerda do rio Douro, perto do Pinhão na freguesia de Tabuaço foi adquirida pela Kopke em 1922.

Considerada uma das mais representativas da região do Douro, é fundamental para a produção do Porto Kopke. Em 1999, num investimento de mais de 1,6 milhões de Euros, passou a ser usada a mais moderna tecnologia de vinificação, disponível na atualidade.


O vinho do porto Kopke pode ser encontrado em nossa loja virtual. Clique neste link para mais detalhes.



Fontes:
http://www.theportwine.com/
http://www.precos.com.pt/


 

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.