Falando de golfe: viagens para jogar golfe com Howard Blair
por Rubens Lara



caviar_1Boa parte do prazer encontrado no jogo vem de conhecer novos campos de golfe onde, além de medir forças com o campo e pôr à prova suas habilidades, os golfistas podem desfrutar a beleza da paisagem, dos lagos e ilhas, dos greens, das raias, da arquitetura da sede etc.

Howard Blair é jornalista e fotógrafo famoso, especializado em Viagens de Golfe. Além disso, Blair é fanático golfista e viaja extensivamente pelos Estados Unidos, Europa e Caribe, jogando golfe e escrevendo sobre suas experiências, além de fotografar os campos que visita. Autor de 34 livros, tem mais de 950 artigos para jornais, revistas e sites na Internet. A qualidade de suas fotos de campos de golfe pode ser apreciada na foto acima.

Nas palavras do próprio Blair Howard:

“Passei mais de trinta anos viajando pelo mundo como jornalista independente e fotógrafo, e mais de quarenta anos jogando golfe. Parece, então, natural que eu deva combinar esses três interesses. Gasto meus dias fotografando e escrevendo sobre os grandes campos de golfe do mundo. E espero que a informações que trago ajudem os golfistas a planejar suas viagens de golfe“

Campos de Golfe na Flórida:

A titulo de informação para os leitores desta coluna e dada a popularidade da Flórida como destino turístico entre os brasileiros, reproduzimos abaixo artigo de Blair Howard sobre os campos de golfe da Flórida:

“Os principais campos de golfe da Flórida formam o eixo central do turismo no estado e são os mais populares nos EUA, principalmente nos meses de inverno. De Pensacola a oeste a Ponte Vedra no leste e de Miami no sul, onde há mais de mil deles, cada um oferecendo uma oportunidade única para jogar golfe o ano todo. Os campos top da Flórida, como Doral, PGA National, Sawgrass e similares, são autônomos, pequenos mundo onde o foco não é apenas o golfe em torno do qual foram criados, mas também em fornecer uma “aventura para toda a família”.

Todos os campos estão abertos o ano inteiro, mesmo no nordeste, mas a melhor época é a baixa estação (maio a outubro), quando os campos raramente congestionam – pode-se conseguir o “tee time”, ir com calma, desfrutar o momento. Além disso, durante esses meses, muitos dos clubes privados na área abrem seus campos para o público.
De Pensacola a Miami, a Flórida serve aos golfistas de todo nível de habilidade (e de orçamento). Em nenhum outro lugar do planeta há mais propriedades de classe mundial do que na Flórida. Na região de Naples, por exemplo, há mais de vinte grandes resorts com quarenta e tantos campos, e outros estão sendo construídos a cada ano.

Até os profissionais chamam Flórida de “minha casa”

A Flórida é a sede da Associação dos Golfistas Profissionais (PGA Tour), do Circuito dos Golfistas Senior (Champions Tour), Associação das Golfistas Profissionais (LPGA), PGA of America, Salão Mundial da Fama (World Golf Hall of Fame ) e tem mais profissionais do que qualquer outro estado; por tudo isso a Flórida é realmente o centro do golfe profissional nos Estados Unidos.

E há tanto mais …

Férias de golfe na  Flórida oferecem algo para toda a família – não há viúvas de golfe. Para as crianças, parques temáticos; para senhoras, centenas de spas de qualidade internacional, e para toda a família, as famosas praias.  Isso para não falar das compras, restaurantes e entretenimento.

Mas afinal, quais são os melhores campos dos Estados Unidos?

Eu suponho que era inevitável desenvolver a lista dos melhores campos dos EUA em resposta a muitos pedidos que recebo perguntando quais são meus campos favoritos. Bem, eu tenho sido um privilegiado de poder visitar tantos campos sensacionais que minhas escolhas não foram fáceis. E vocês vão notar que dos 10 melhores campos em minha opinião, 7 deles estão na Florida. Ai vai a lista, em ordem decrescente:

Sharks Tooth Golf Club, St. Joe, Florida
Sawgrass PLAYERS Stadium Course, Florida
Firecliff at Desert Springs, California
The Palm Course at Palm Desert, California
The Blue Monster at Doral, Florida
The Kelly Plantation, Florida
Camp Creek Golf Club, St. Joe, Florida
Harrison Bay, The Bear Trace, Tennessee
The Great White at Doral, Florida
The Rookery at Marco Island, Florida

Agora que vocês têm a lista é só entrar na Internet, localizar esses campos, incluí-los em suas próximas férias e conferir se Blair entende realmente do assunto !  Boa viagem...

Humor -  A freira golfista e a Madre Superiora
Meu amigo José Serto, do Lago Azul Golfe Clube, cultivador de um fino senso de humor, me enviou esta estória de golfe, que compartilho com vocês.

Uma freira entra no escritório da madre superiora, se despeja na cadeira e dá um longo e pesado suspiro de insatisfação. “O que a incomoda irmã? Pergunta a madre superiora; “eu pensei que hoje era o dia que você passaria com a sua família”.
“Era”, sussurou a Irma; “e fui jogar golfe com meu irmão; tentamos jogar sempre que é possível; a Sra. sabe, eu era uma jogadora talentosa antes de dedicar minha vida a Cristo”. “Acho que eu me lembro disso” concordou a Madre Superiora. Entendo então que seu dia de recreação não foi relaxante? “Longe disso; de fato eu até usei o nome do Senhor em vão, Madre !“ disse a freira. “Meu Deus !“ engasgou a Madre Superiora, espantada. “Você precisa me contar tudo “
Bem, nós estávamos no quinto tee ..e esse buraco é um monstro; 540 jardas, par 5, com um horrível dogleg a esquerda e um green que não se vê do tee. Eu acertei o melhor drive da minha vida, uma maravilha, o mais suave swing que já fiz. E ele vai indo reto e certíssimo na linha que eu queria...e  de repente acerta um passarinho no caminho a cerca de 100 jardas do tee.”  “Oh, meu Deus..!” diz a Madre Superiora... ”que pena..mas certamente isso não a fez blasfemar, Irmã..?

“Não, isso não..” responde a freira. ”Eu estava orgulhosa por tanto autocontrole... e enquanto pensava que aquilo podia ser um sinal de Deus, um gavião vem rapidamente do alto e agarra o esquilo com minha bola ainda presa nas patinhas..” 

“Ah , foi ai que você xingou” , disse a madre com um sorriso de experiência... ”Não, ainda não Madre,”  respondeu a freira angustiada, “porque o gavião começou a voar para o alto, o esquilo começou a se debater, o gavião deixou o esquilo cair bem no green e a bola escapou das suas patas e rolou a meio metro do buraco, Madre  !”

A madre superiora reclinou-se para trás na cadeira, dobrou os braços em volta do peito, fixou os olhos na freira com um olhar acusador e disse:

” PQP..., não vai me dizer que você me errou esse putt de merda, ?!!”

Técnicas de Golfe

O Swing Perfeito ?

Elizabete Vitchmech, acadêmica de Fisioterapia em Guarapuava, PR me escreveu pedindo ajuda para uma apresentação sobre
Os movimentos executados por um golfista durante o swing completo. Ela escolheu estudar o trabalho dos músculos humanos durante
esses 2 segundos de duração, desde o movimento para trás (backswing) até a terminação (follow through), passando pelo movimento para baixo(downswing) e pelo impacto na bola.

Escolhi enviar a ela o que me parece a mais perfeita execução de um swing de golf; as imagens seqüenciais do swing do sul-africano Ernie Els;  simples, preciso, suave, ritmado, completo, parecendo que nenhum esforço é dispendido na execução e, como sabemos pelos resultados, eficientíssimo. Pela sua altura e pela fluidez do seu swing Ernie ganhou o apelido de Big and Easy (Grande e Fácil).

Vocês escolheriam um melhor exemplo de swing ?

caviar_1 caviar_1 caviar_1
caviar_1 caviar_1 caviar_1
caviar_1
caviar_1
 



Rubens Lara   Rubens Lara - Aficcionado do esporte e golfista há 8 anos, joga no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra - SP (rhlara@terra.com.br)

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.