Treinando o olfato com o kit de degustação
Por Cesar Adames

Uma das melhores formas de reconhecer e apreciar um charuto é educar os sentidos. Dos cinco sentidos que o ser humano possui (visão, tato, olfato, paladar e audição) apenas a audição não é utilizada na avaliação de um charuto.


A visão é o primeiro sentido a ser utilizado para visualizar o charuto, cor da capa e se apresenta veios salientes, manchas ou furos. O tato é importante para identificar a construção e conservação do charuto. Se ele não está úmido ou seco demais, o que dificulta sua avaliação. O olfato pode ser utilizado em dois momentos, o primeiro é quando o charuto ainda não foi acesso e apresentam diferentes nuances de odores, e logo após o acendimento quando os odores serão alterados. O paladar é extremamente importante finalizando uma avaliação mais criteriosa.


Dos quatro sentidos utilizados na avaliação de um charuto o olfato é o que tem maior possibilidade de treinamento. Um charuto com uma mescla de tabaco diferenciada pode apresentar um odor imperceptível ou ao contrário muito complexo. A complexidade e amplitude destas sensações aromáticas podem ser chamadas de riqueza olfativa.

A educação do olfato permite detectar as tendências olfativas do tabaco e descobrir os aromas que estão presentes em sua natureza. As principais famílias de aromas encontradas nos charutos são:

Vegetais agrestes: feno cortado, erva seca, palha, centeio, eucalipto

Amadeirados: cedro, carvalho, musgo de carvalho, resina, incenso

Especiarias: pimenta, pimenta verde, baunilha, noz noscada, canela

Frutas exóticas: coco

Animais: castor, couro

Queimados e tostados: café, cacau, caramelo, pão tostado

Microbiológicos: terra úmida, trufa

A empresa Boccati Vinhos Queijos e Gastronomia de Caxias do Sul através de sua divisão Boccati Cigars criou o Kit Aromas do Charuto. O kit é composto de um efusor, um guia para orientar a avaliação e um conjunto de seis vidros com aromas encontrados no charuto.

Kit de Degustação com 6 Essências
Disponível em nossa loja virtual



A idéia é educar o olfato do apreciador de charutos com seis dos vários aromas encontrados em um charuto. Os aromas escolhidos são: pimenta preta, cedro, caramelo, terra úmida, musgo de carvalho e couro.

1-Pimenta – Originária da Índia esta semente é a mais conhecida das especiarias. O aroma de pimenta está sempre presente no perfume de um charuto antes de acender. Durante a combustão alguns charutos poderão apresentar o gosto de pimenta forte caso sejam degustados rápido demais.

2-Cedro –Tipo de madeira utilizada na construção de caixas e umidores o cedro tem uma característica de não sobrepor o aroma de tabaco porem costuma passar um pouco de sua suavidade para ele.

3-Caramelo- Os aromas de caramelo aparecem sempre na combustão dos vegetais entre eles o tabaco representando a queima dos açucares da matéria vegetal.

4-Terra Úmida – Este aroma de terra é encontrado na folha do tabaco. Ele proporciona um gosto terroso presente em muitos charutos cubanos e alguns dominicanos. Este tipo de aroma está diretamente ligado a umidificação dos charutos.

5-Musgo de Carvalho
- Entre os diferentes tipos de musgos de arvores conhecidos o de carvalho é o mais comum. Normalmente aparece em conjunto com aroma de terra e está presente em toda combustão de um charuto.

6-Couro
-O termo couro deriva do latim “corinun” (pele) e é o resultado do curtido das peles de bovinos. Este aroma se caracteriza pela secura e pelo perfume acentuado encontrado muitas vezes em charutos mais densos e corpulentos.

Através de um livro que acompanha o Kit o apreciador poderá conhecer um pouco mais sobre como é elaborado e degustado um charuto.

O livro ainda traz uma ficha de avaliação que permite ao apreciador quantificar o charuto avaliado.

O Kit Aromas do Charuto pode ser encontrado em nosso loja virtual, clicando aqui.

 

Cesar Adames é consultor na área de tabaco, professor do Senac e da IBA (International Bartender Association) na disciplina Charutos & Bebidas. Jurado do concurso internacional Habanosommelier e colaborador de diversas revistas, jornais e sites.

 

 

 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.