Tecnologia e inovação na cachaça
por Celso Nogueira



quai d'orsayUm fator comum une cachaças de norte a sul do Brasil. A Tumukumave de Macapá, no Amapá, compartilha com a Weber Haus, no Rio Grande do Sul, o apoio industrial do CTC, Centro de Tecnologia da Cachaça.

Algumas das marcas mais respeitadas do renascimento da cachaça brasileira aliam seus métodos e segredos tradicionais a procedimentos e equipamentos modernos que ajudam a obter uma bebida uniforme, de alta qualidade.  Desde o plantio da cana até o descanso da cachaça inúmeros fatores podem ser trabalhados para obter os melhores resultados.

Da moagem da cana ao envelhecimento em tonéis de madeiras nobres, o CTC reúne diversas empresas, dedicadas à fabricação e instalação de equipamentos utilizados na fabricação de cachaça, álcool e rapadura. Existem outras, mas poucas têm entre seus clientes tantas cachaças campeãs. Alguns destaques:

Mineira Serena, Lourinha, Volupia, Lira, Vargem Grande, Montanhesa,  Morra da Mesa, Magotel, Cachaçaria Triunfo, Terra Vermelha, Adega da Pinga, Água Boa, Samba e Cana, Serra Morena, Vale Verde, Serra da Boa Esperança, Sudoeste do Paraná, Samanau, Alavanca, Caieira Velha, Palmeira D'agua, Cachaça Aretuza, Liberdade, Alforria, Cachaça Melgaço, Engenho Imaculada Conceição, Amor e Cana, Cana Brasil, Prazer de minas, Brante Guimarães, Reserva do Gerente, Candeeiro, Engenho Bôer, Chapada das Geraes, Chapada Mineira, H. Weber Cia Ltda, Maria Fumaça, Irmãos Limana e Cia Ltda, Aguardente dos Poções, Salva Terra, Serrinha, Família Bianchin, Cerejeira, Cachaça Tumukumave, Cachaçaria Terra Real, Marabo, Ademilson Fernando Tapparo, Água da Bica, Rainha do Milênio, Germana, Uniagro Imp. e Exp. De Bebidas, Itaguaçu, Chico Mineiro, Vale do Engenho,  Fazenda Ouro Verde, Agablana, Engenho Flambayant, Psiu, Decana do Brasil Ltda., Amargosa, Tulipa, Erva Doce, Seleta e Boazinha, Cachoeira, Saliboa, Salicana, Salinas, Preciosa, Beija Flor, Adega de Minas e Jaguarandi.

O Centro de Tecnologia da Cachaça é formado pelas seguintes empresas:



quai d'orsayAlambiques Santa Efigênia
Fundada em 1948, é para muitos o melhor fabricante de alambiques do Brasil. Localizada em Itaverava, MG, é responsável pela fabricação e montagem de uma ampla linha de alambiques para fabricação de cachaça e micro-destilarias de álcool.







Benatti Caldeiras
Fundada em 1955, produz excelentes caldeiras, otimizadas para a fabricação de cachaças, o que lhe confere uma relação custo-benefício insuperável. Localizada em Visconde do Rio Branco, MG, também produz caldeiras para lavanderias e laticínios, além de prensas para a indústria moveleira. Em breve, lançará uma linha para fabricação de rapadura.

Engenhos Rani Pierotti quai d'orsayFundada em 1961, a Rani Pierotti atua no segmento de moagem de cana para fabricação de cachaça e é hoje líder de mercado. Localizada em Visconde do Rio Branco, MG, sua linha de produção envolve engenhos, picadores, desfibradores e esteiras transportadoras, fornecidos de acordo com o projeto do cliente Fabrica ainda dornas de fermentação e acessórios em aço inoxidável.



Tanoaria Real
Localizada em Itaverava MG, é a indústria mais nova do grupo, mas já com 5 anos de mercado. Produz tonéis de madeira destinados à armazenagem e envelhecimento das cachaças. Sua linha abrange todos os portes de dornas feitas com diversos tipos de madeiras.

quai d'orsayAlém dos equipamentos, é fundamental o papel do profissional da cachaça. Do alambiqueiro exige-se cada vez mais conhecimento técnico e histórico capaz de levar uma cachaça ao topo da lista das melhores do Brasil. A seguir, depoimento de Magna Tolentino, especialista em tecnologia da cachaça que atualmente trabalha no aprimoramento da cachaça Lenda do Chapadão :

Em julho de 2005 teve início o primeiro curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça do país, na cidade de Salinas,conhecida como a Capital Mundial da Cachaça. O curso é composto de 34 matérias, abrangendo  todo o  processo de produção,  desde o manejo do solo, escolha da cana, processo de colheita, moagem, fermentação,  destilação, armazenamento, envelhecimento, blend, engarrafamento, rotulagem etc.

Também se estuda o processo químico, rota metabólica, análises físico-químicas, meio ambiente, aproveitamento de resíduos, administração e comercialização. São 240 horas de estagio e muitas aulas práticas.O aluno sai com uma bagagem muito boa para o mercado de trabalho, estando preparado para dar suporte técnico a qualquer alambique, levando inovação e tecnologia para se conseguir produzir uma cachaça artesanal de qualidade, fazendo um produto cada vez melhor.

O curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça teve sua primeira turma concluída agora no mês de julho de 2008. São 03 anos de duração,  com aulas presenciais durante todo o curso, que é federal e reconhecido pelo Mec com conceito A.

Assim as aulas se encerraram,  no mês de julho,  fui convidada a trabalhar com o Sr. Carlos Francisco de Assis Pereira, proprietário da cachaça Lenda do Chapadão,  da cidade de Uberaba, cachaça essa que participou da Harmonização entre charutos e bebidas no Cigar Club  em São Paulo.

Meu trabalho na cachaça Lenda tem sido de controle de qualidade, acompanhando todo o processo de produção, desde a moagem até o produto final. O Sr. Assis e eu estamos desenvolvendo um trabalho de modernização,  procurando obter mais qualidade e participar de um processo de certificação, previsto para breve. Tudo está ocorrendo muito bem e logo teremos ótimos resultados.

A cachaça é um produto nosso, e assim deve ser valorizado, buscando melhorar sua qualidade a cada dia, fazendo o mundo saber que fabricamos um dos melhores destilados do mundo, senão o melhor, fazendo os brasileiros se orgulharem do que possuímos.



Celso Nogueira   Celso Nogueira - Celso Nogueira - Tradutor literário, editor e colunista especializado em alimentos e bebidas, realiza palestras e conduz degustações sobre gastronomia, cachaça e charutos. Foi um dos fundadores e atuou como diretor da confraria Cigar Club.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.