Não importa o tamanho, mas o prazer que ele dá
Por Celso Nogueira

Charutos nos menores formatos podem ser complexos em matéria de sabor e agradar os paladares mais exigentes. Almuerzos, très petit coronas, cadetes, seoanes, marevas, minutos e outras vitolas de nomes curiosos continuam a contar com apreciadores no mundo inteiro.

Robustos e coronas são campeões de vendas e preferência mundial, superando churchills e doble coronas, o que já mostra uma predominância dos tamanhos menores na preferência do consumidor atual, talvez por falta de tempo. Só quem pode dedicar duas horas a uma boa fumada acende um doble corona.

Mas quem gosta de um charuto rápido pode se deliciar com formatos ainda menores que os coronas e robustos. Por exemplo, temos o Partagás Shorts, minuto ou demi-corona (42x110 mm) que, não obstante o nome, dura cerca de meia hora. Trata-se do melhor charuto pequeno do mundo para respeitados connaisseurs do setor, da Gérard Père et Fils:

A reputação da Partagás foi construída sobre dois pilares: ampla variedade de modelos, dos Très Petit Coronas aos Doble Coronas e sabor distinto, inconfundível. A fragrância intensa e os toques de pimenta e madeira são percebidos desde o início da fumada, oferecendo ao apreciador um espectro excepcional de sabores. O complemento perfeito a uma refeição substancial.

Em pé de igualdade com os Shorts estão clássicos como os marevas Montecristo 5 e Vegueros (também famoso pelo Seoane), bem como o perla Siglo I Cohiba. A linha Siglo permitiu aos Cohiba passar da tradição à modernidade, sem grandes arestas.

Além deles, Corona Junior da H. Upmann, Mille Fleurs Partagas ou Romeo y Julieta, Kadetes Fonseca e Rafael Gonzalez Marquez Panatelas se destacam entre as opções do catálogo da Charutos e Bebidas, para cubanos. O H. Upmann, dizem seus biógrafos, era um dos charutos preferidos de John Kennedy.

Entre os importados vale mencionar também Macanudo, Padrón (da Nicarágua) e os Davidoff dominicanos, em especial da linha Avo.




Celso Nogueira   Celso Nogueira - tradutor, editor e redator especializado em alimentos e bebidas, trabalha com marketing de relacionamento em uma multinacional e faz traduções literárias e gastronômicas, além de realizar palestras e conduzir degustações sobre gastronomia, cachaça e charutos. Foi um dos fundadores e atuou como diretor da confraria Cigar Club.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.