Mundo de Sabores - Um guia sobre fumos para cachimbo
Edição: Castro Valdomiro

Fumar cachimbo é uma arte que qualquer pessoa pode dominar, pois requer nada além que um pouco de prática. O grande desafio é, quase sempre, saber com qual fumo começar.


Existem cerca de 40 variedades de nicotina tabacum e nicotina rústica. Essas duas espécies abastecem o mundo do tabaco puro e cada uma delas é dona de características e qualidades diferentes.
A escolha do fumo é tão pessoal como a escolha do cachimbo. Há fumos aromáticos, que agradam até os não fumantes. Há também os fumos neutros, ideais para o cachimbeiro preparar sua mistura. Para o principiante, uma dica: comece com um fumo leve e suave para, aos poucos, habituar-se ao uso do tabaco.

Os fumos base usados nas misturas são:

ORIENTAL - Conhecido como turco selvagem, existem muitas e diferentes variedades desse tabaco. Tem aroma picante e sabor especial, que fazem dele um exótico ingrediente para as misturas com outras variedades.

VIRGINIA - É o tipo de tabaco predominante nas extensas plantações americanas. Apresenta folhas douradas e escuras. As escuras, que são muito usadas para misturas, têm aroma suave e agradável, alto teor de nicotina e são mais aromáticas e encorpadas que as douradas (Light Virgínia).

BURLEY - Tabaco de textura rústica, amarelado e com baixo conteúdo de açúcar. Cresce em enormes plantações no Kentucky. Tem sabor forte e intenso.

LATAKIA - Fortemente aromático é, atualmente, muito cultivado no Oriente Médio. É empregado sempre como fumo de adição, temperando outras misturas. Seu sabor e corpo são acentuados. Uma das características da sua participação nas misturas é de produzir um efeito de mistério, bastante procurado. Está entre as misturas mais fumadas hoje em dia.

PERIQUE - Usado como tempero, produzido somente em uma pequena área da Louisiana, nos Estados Unidos. Tem paladar amargo e forte tempero, ficando entre o figo e a ameixa. Foi descoberto pelo francês Pierre Clenet, que aperfeiçoou o manejo dos indígenas locais, que consiste em fermentar o tabaco no líquido obtido de sua prensagem.

KENTUCKY - Como o próprio nome indica, cresce nas plantações do estado de Kentucky nos Estados Unidos. Tabaco forte, com alto teor de nicotina, de coloração marrom escura e textura áspera e rústica.

 

Da mescla de fumos base descrita acima com outros produtos temos um grande número de combinações. Selecionamos as mais conhecidas e vendidas:

Borkum Riff Black Cavendish - Mescla aromática de primeira categoria, elaborada com tabacos Kentucky e Burley, com um toque de folhas selecionadas de Virgínia. A mescla fermenta intensamente para imprimir um aroma rico e prazeroso, realçado com uma pitada de trufas e nozes.

 

Borkum Riff Bourbon Whiskey - Fumo suave, encorpado e com cativante aroma. Combina o perfume natural do tabaco com sabor aromático do Whiskey Bourbon do estado de Kentucky, envelhecido por oito anos criando um aroma singular.

 

 

 

Borkum Riff Champagne - Uma experiência elegante e suave. Tabaco Virgínia, suave e aromático, combinado com o frescor de Burley e aromatizado com champagne francesa que proporciona um inimitável caráter fresco e frutado.

 

 

Borkum Riff Cherry Cavendish - Variação do clássico Borkum Riff. De qualidade superior, essa é uma aromática combinação dos tabacos Kentucky forte e Burley com algumas folhas selecionadas do Virgínia suave. A mistura é firmemente socada e fermentada para proporcionar sabor suave e aroma agradável, acentuado com cerejas e um toque de baunilha.

 

Borkum Riff Malt Whiskey - O melhor dos dois mundos. Os tabacos Virgínia e Burley perfumados com um delicioso Malt Whiskey procedente de "Highlands", da Escócia. Reproduz uma sensação madura de fumar, porém suave, e com um aroma bem arredondado.

 

Borkum Riff Ultra Light - Muito suave e levemente aromatizado, contendo baixos teores de nicotina. Com tabacos Virgínia e Burley, especialmente selecionados e processados, aromatizado com baunilha e preparado por artesãos, proporcionando um raro prazer de fumar.

 

 

Captain Black Gold - Leve, tradicional Cavendish dourado, com aroma maduro, sabor rico e acentuado. Um fumo com personalidade definida, combinando um Cavendish negro tostado e Virgínia dourado, temperado com Burley. Aromatizado com chocolate e baunilha.

 

Captain Black Regular - Mistura obtida com um tabaco Burley escuro, curado e selado a vapor, aromatizado com folhas douradas de Virgínia, suavizando o forte traço do Burley. Seu aroma é composto por dez diferentes aromatizantes que resultam em um sabor adocicado com toque de baunilha e açúcar queimado.

 

 

Captain Black Royal - Mistura de Cavendish negro e dourado, aromatizado com baunilha, que transmite um sabor suave e atraente.

 



 

Captain Black Supreme - Mistura de Burley suavizado, maduro, com os melhores fumos Virgínia dourado, aromatizado com baunilha. Sabor rico e pronunciado, proporcionando aos conhecedores momentos de delícia e suavidade.

 

Cellini Clássico - Leve, aromático e de alta qualidade. Tabacos das regiões da Toscana e Ombria foram selecionados para compor esse blend italiano. A beleza do Virgínia amarelo harmoniza com o Cavendish preto. Um bouquet delicado de laranja garante um supremo prazer ao fumar.

 

Cellini Forte - Mistura bem balanceada de fumos Burley e Virgínia com Black Cavendish duplamente fermentado e um toque de tabaco apimentado da Indonésia. O aroma final do tabaco dá-se através da adição do fino vinho Italiano Barolo.

 

Don Pablo - Mistura suave e muito afinada, composta por Pablo Cassals, grande mestre violoncelista. O fumo Cavendish negro do corpo ao tabaco que, com uma mistura de Burley suavizado, valoriza ainda mais suas qualidades.

 

Dunhill Early Morning Pipe - Mistura tradicional da Dunhill, de leve e suave aroma. Próprio para as primeiras fumadas do dia. Tabaco oriental, adocicado e suave, é combinado com folhas de Virgínia dourado e vermelho, aquecido em estufa e prensado. No final, a adição de Latakia semi-seco completa a mistura. 

Dunhill London Mixture - Exemplo da extrema habilidade na manipulação das misturas de tabaco dos mestres da Casa Dunhill. A combinação de tabacos Latakia, Virgínia e o tabaco selvagem turco escolhido dá um tom surpreendente e delicioso a essa popular mistura. Aroma suave com queima lenta e fria. Recomendado aos iniciantes por seu corte, de fácil manejo. 

Dunhill Mixture 965 - Mistura especial de característico e reconhecido sabor, tem grande popularidade entre os fumantes de cachimbo em todo o mundo. Folhas pequenas de tabaco Latakia dá frieza à mistura, cuja adição de tabaco da Macedônia e Cavendish marrom proporciona enorme satisfação ao fumante. 

Dunhill Royal Yacht Mixture - Mistura forte, de rara e excepcional qualidade. Folhas escolhidas de tabaco Virgínia douradas com sabor encorpado e rico. Um aroma único é adicionado à mistura, conferindo um certo toque estimulante e sutil.

 

Erinmore - As características de três diferentes misturas podem ser percebidas na combinação final desse fumo. A primeira é de fumos alaranjados e marrom-avermelhados curados em ar forçado, misturados com algumas folhas de Burley. A segunda mistura é composta por fumos de coloração marrom escura, tratado por compressão em vapor aquecido, que lhe confere coloração final bastante escura, quase negra. A terceira e última mistura é de folhas de limão, que suavizam e dão suporte para esta brilhante combinação.

 

HALF and HALF - Em 1900, o grupo Pinkerton produziu half and half, uma marca que se perpetua desde então e permitiu ao grupo se firmar entre os líderes na manufatura de fumos para cachimbo em todo o mundo. Os fumos usados na mistura são, basicamente, uma combinação de Burley e outros tabacos. O corte  aplicado é perfeito, que agrada os fumantes mais exigentes.

 

Holger Danske - Premium Blend e Flake utiliza fumo Cavendish duplamente fermentado, Virgínia selecionado e Burley apimentado, ajustados com Flake suavemente frutado fornecendo uma mistura elegante de fumo dinamarquês.

 

Mac Baren Dark Twist - Mistura prensada em rolos, de largura média. Uma combinação feita com fumos Virgínia escuros, de primeira qualidade, e dourados maduros. Uma pequena quantidade de Cavendish dá um toque especial na combinação.

 

Mac Baren Navy Flake - Combinação de queima ligeira e fria. Fumo flocado suave e equilibrado, de qualidade premium. Tabacos Burley, com um toque de Virgínia maduro e Cavendish com sabor surpreendente e notável.

 

Mac Baren Mixture - Uma mistura de raízes escocesas, manufaturado com tabaco Virgínia maduro desfibrado e Burley dourado, onde a adição de Cavendish e um toque de Virgínia criam um realce especial, de sabor e aroma suave e leve.

 

Mac Baren Plumcake - Mistura de tabacos Virgínia, maduros e plenos de sabor e aroma, com Burley rico em sabor e uma adição de Cavendish, escuro, temperado. Para dar ao Plum Cake um aroma elegante e distinto, um sabor de rum jamaicano envelhecido foi adicionado.

 

Planth Classical Edition - Creme de Cassis - Mistura feita de tabacos Golden Virgínia, Burley e Black Cavendish aromatizados com o licor francês Crème de Cassis.

 

Scandinavik Mixture - Mistura balanceada de tabacos Virgínia claro e suave com Cavendish e Burley escuros, densos e encorpados. Paladar sutil e equilibrado.

 

Muitas destas opções, você encontra em nossa loja virtual. Clique aqui.

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.