Lord Lonsdale, o boa-praça politicamente incorreto
por Celso Nogueira

Os eternos guardiães da moral e dos bons costumes abominam a figura de Hugh Cecil Lowther, quinto conde de Lonsdale, primeiro aristocrata inglês a dar nome a um charuto. Deixou como registro da vida agitada uma marca de roupas para boxe que caiu nas graças de punks e skinheads, além do amarelo da  camisa do Arsenal. Em sua época, foi um sujeito muito popular entre o povão inglês, apesar de aristocrata.



Entusiasta de esportes violentos como boxe, caça à raposa, futebol e automobilismo, Lonsdale ainda encontrava tempo para pular a cerca e ganhar fama de gavião entre as beldades da época, para tristeza de sua esposa, Lady Grace Gordon. Hugh Cecil Nasceu em 25 de janeiro de 1857, e, como a cidade de São Paulo, levou o que alguns chamam de uma vida dissipada e outros, divertida.

Quando morreu, em 1941, havia torrado praticamente toda a fortuna da família. Deixou como lembrança charuto elegante, pouco mais grosso (diâmetro 42) que um panatela, pouco mais curto (comprimento 6 ½ ) que um churchill, e que leva o nome de galera de Cervantes. Nos dias de hoje teria ficado milionário com a grife que leva seu nome, com corridas de automóveis e com lutas de boxe, pois todas essas atividades se tornaram bilionárias.



Mas sua época era outra. Apaixonado pela cor amarela, este Don Quixote da boa vida possuía um Rolls-Royce amarelo, que acabou por influenciar sua herança, tingindo tanto a camisa do time de futebol Arsenal quanto os veículos do AA, o Automóvel Clube inglês,  fundado e presidido por ele. A biografia de Lonsdale, como era de se esperar, leva o título de The Yellow Earl: The life of Hugh Lowther (ISBN B0006BNPO6), e foi publicada em 1966. Entre outras iniciativas, ele promoveu as primeiras lutas de boxe com luvas, no Reino Unido, em 1891, depois da morte de três pugilistas no ringue, em pouco tempo, durante lutas sem nenhuma proteção. E criou regras que disciplinaram a caça à raposa. Graças a ele, pelo menos os nobres não podiam mais invadir as lavouras com seus cães. Consolo precário, é verdade...

Os famosos

O charuto Lonsdale tem cerca de 5 7/8 polegadas (15 cm) de comprimento e um diâmetro de 5/8 to 11/16 de polegada (1.6-1.7 cm). Segundo publicações internacionais, entre os lonsdales destacaram-se, ao longo da história, entre outros, os seguintes charutos (alguns podem estar fora de linha):
Avo Signature Lonsdale
Balmoral Royal Selection Lonsdale
Bolivar Gold Medal
Bolivar Inmensas
Cohiba Siglo V
Davidoff Millennium Blend Lonsdale
Diplomaticos No 1
Don Diego Lonsdale
Don Tomas
El Rey del Mundo Lonsdale
Fonseca no 1
Fürst Bismarck tubos
Gloria Cubana Sabrosos
Griffin’s 200
La Aurora Cetros
La Meridiana Cameroon Selection Lonsdale
Leon Jimenes No 3
Macanudo Baron Rothschild
Macanudo Vintage No 2 1997
Montecristo no 1
Partagás de Partagás No 1
Partagás Lonsdale
Rafael Gonzalez Lonsdale
Ramon Allones 8-9-8
Rey del Mundo Lonsdales
Romeo y Julieta Cedros No 1
Saint Luis Rey Lonsdale
Sancho Panza Molinos
Santa Clara Lonsdale, Special Edition
Vega Fina Cervantes
Vegas Robaina Clasicos
Zino Mouton Cadet No 1

Bolivar, H. Upmann e o inevitável Rafael Gonzalez são clássicos lonsdales cubanos. Os charutos Davidoff Millennium Lonsdale estão entre os mais encorpados da linha. Em sua elaboração entram fumos dominicanos e folhas de capa equatorianas especialmente cultivadas para a empresa.



Histórico

A história do charuto Lonsdale está intimamente ligada à marca Rafael González, surgida em Cuba em 1936, posteriormente adquirida pela família Cuesta, da famosa fábrica El Rey del Mundo. As duas marcas se tornaram estatais com a nacionalização do tabaco pela revolução castrista.

No final dos anos 1930 o máximo da elegância européia era ter charutos personalizados. George Samuel, diretor da Joseph Samuel & Son Limited Cigar Company, era amigo da família Cuesta, e Samuel pediu licença para estampar sua imagem nas caixas de charutos da marca. O charuto lonsdale personalizado nascia, em 1936, especialmente produzido para o mercado inglês. Portanto, sir Winston Churchill não foi o primeiro inglês a dar nome a um formato de charuto. E a figura de Lonsdale só saiu das caixas em 1988.

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.