Falando de Golf
Por R.Lara

Torrey Pines – ao longo dos penhascos junto do Oceano Pacífico no sul da California

Buraco 6 do campo Norte – cartão postal de Torrey Pines, e um dos buracos mais bonitos do mundo!

Olá amigos,

Torrey Pines é um campo municipal de 36 buracos, situado em La Jolla, subúrbio de San Diego.

São na verdade 2 campos: Norte e Sul que se situam na orla do Oceano Pacífico, junto a penhascos e rodeados por áreas de proteção ambiental e um parque estadual. O pinheiro "Torrey" que dá nome aos campos é uma espécie nativa da região, não encontrada em nenhum outro lugar do mundo.

Os campos foram criados no final da década de 1950 e desde então são propriedade e operados pela prefeitura de San Diego.

Como Torrey Pines é um campo municipal, você também pode jogar lá quando estiver visitando San Diego; basta conseguir um tee time e pagar um green fee de visitante por US$ 100 (moradores pagam um terço desse valor). Mas não escolha o campo Sul, que com seus 7.500 jardas é considerado difícil demais para nós, simples jogadores de nível recreativo!

Torrey Pines tem sido, desde 1968, a sede do torneio do circuito Professional (PGA Tour) conhecido como "Buick Invitational", patrocinado pela GM. Este prestigioso campeonato é disputado nos 2 campos sendo que o ultimo dia é jogado no campo Sul, considerado bem mais difícil que o campo Norte. Torrey Pines teve sua fama muito aumentada desde que Tiger Woods declarou que é um dos seus campos favoritos desde seus tempos de jogador amador; Tiger nasceu e cresceu nessa região da Califórnia. Ele venceu o torneio, já como profissional, por 5 vezes,sendo a ultima em janeiro 2008, com 8 tacadas de vantagem sobre o segundo lugar.

FOTOS DO GRANDE CAMPEÃO:

LA JOLLA, California, 26 & 27 de Janeiro de 2008

1 - Tiger Woods vibra após embocar seu putt e fazer mais um birdie no buraco 11 durante a volta final do Buick Invitational no campo de Torrey Pines Golf Course (foto por Jeff Gross/Getty Images)
2 – Tiger em seu segundo golpe no buraco 4 durante o 3º. Dia do Torneio de Torrey Pines (foto de Hary How/Getty Images).Notem o enorme divot arrancado devido ao contato descendente de sua tacada perfeita).

HISTÓRIA DO GOLFE

VOCÊ SABIA?
De onde vieram os termos "Birdie" e "Eagle"? (termos em Inglês para passarinho e águia )

O que veio antes, birdie ou eagle? O birdie veio antes, vindo o eagle em seguida, continuando o tema "Pássaros".

Na gíria Americana do século 19 o termo"bird" era usado para algo particularmente bom; "Bird" era o "legal" (cool) dos fins dos anos 1800s nos EUA.

Então no campo de golfe uma grande tacada – ou seja, uma que levasse a um resultado de 1 abaixo do par veio a ser conhecida como "bird," que foi depois transformada em "birdie.". Acredita-se que o termo começou a ser usado nos EUA em 1899 e passou a ser usado mundialmente em torno de 1910.

Um "eagle" simplesmente seguiu "birdie," para resultados de 2 abaixo do par, sendo incluído no vocabulário mantendo a imagem voadora de birdie. E "albatross", para os raros resultados de 3 abaixo do par, veio mais tarde pela mesma razão. Para a grande maioria de nós, jogadores de handicap médio e alto, nossas águias e albatrozes, são como as bruxas; sabemos que podem existir mas nunca vimos uma.

Fonte: Museu da: USGA

ESTÓRIAS DE GOLFE

Jogando na África
Meu amigo Fred Max, do Lago Azul Golfe Clube, esteve jogando nos belos campos da África do Sul e gostou muito e recomenda a todos como um dos melhores destinos de golfe do planeta; mas encontrou lá um hazard inesperado...


Casamento de Golfista
O noivo chega de carro, abre o porta-malas, apanha seus tacos de golfe e fica na entrada da igreja, segurando sua taqueira.
Logo em seguida chega a noiva, sai do carro, anda até ele e com expressão de surpresa, sussurra no seu ouvido " porque você trouxe seus tacos de golfe ? "
Ele responde calmamente " Isto não vai tomar o dia todo, vai? ".

TÉCNICAS DO GOLFE (continuação da edição anterior)

Chaves de Swing são lembretes usados por muitos golfistas antes de uma tacada. Geralmente são pensamentos simples mas que capturam a essência da tacada e que o golfista tenta memorizar quando se prepara para cada tacada.

O site Allposters.com vende pela Internet pequenas gravuras, desenhadas pelo artista americano David Nichols, contendo as chaves de diversos tipos de tacadas. Alem de úteis podem ser decorativas para seu escritório. Reproduzo abaixo as gravuras da tacada do driver e dos ferros.

Como fazer as tacadas com o drive:

- Comece o backswing lentamente ao longo da linha de alvo com o braço esquerdo extendido.
- Transfira o peso para o lado direito e traga o taco paralelo ao chão.
- No downswing transfira o peso do lado direito para o esquerdo permitindo que os braços sigam o movimento.
- Vire a cadeira esquerda, tirando o corpo do caminho para uma terminação equilibrada.

Como fazer as tacadas com os ferros
- Golpeie a bola no downswing ; o taco fazendo uma trajetória descendente até o impacto
- Transfira a maior parte do seu peso para o lado direito
- Comece o downswing fazendo o calcanhar retornar ao chão
- Faça o movimento para baixo e através da bola, golpeando-a contra a cara do taco.

PERSONAGEM

Camilo Villegas, jovem Colombiano de Medellín, joga no PGA Tour há cerca de 3 anos. Nesse curto espaço de tempo ganhou muita notoriedade; e não apenas pelo sua enorme habilidade com os tacos. Suas vestimentas extravagantes e a atenção que desperta no publico feminino jovem também o ajudam a aparecer com freqüência na mídia especializada.

Recentemente também tem causado sensação nos torneios pela sua forma heterodoxa de "ler" a caída dos greens, que lhe rendeu o apelido de "homem aranha".

Camilo "Spider man " Villegas

Se você gosta de novidades e quer tentar imitá-lo, muito cuidado! Vários que tentaram tiveram de sair do campo de maca!

 

Até a próxima!



Rubens Lara  

por Rubens Lara - Aficcionado do esporte e golfista há 8 anos, joga no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra - SP (rhlara@terra.com.br)

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.