Falando de Golf
Por R.Lara

Foto do Mês : Buraco 2 – The Concession Golf Club em Sarasota, Florida.

Projetado por Jack Nicklaus and Tony Jacklin, The Concession Golf Club, em Sarasota, na Florida foi escolhido como o melhor novo campo privado dos Estados Unidos em 2006 pela revista Golf Digest.

O nome do clube é derivado dos seus projetistas Nicklaus and Jacklin. Os dois eram adversários em simples na Copa Ryder (tradicional competição bienal por equipes entre Estados Unidos e Europa) em 1969, cujo resultado final dependia da partida entre eles. Nicklaus embocou um put de 3 metros no último buraco, deixando Jacklin para decidir o destino da partida e da competição com seu put de 60 cm. Se Jacklin errasse os Estados Unidos ganhariam a Copa . Mas Jacklin não precisou fazer esse put decisivo pois Nicklaus "concedeu" o put , empatando o buraco , a partida e a Copa Ryder . Foi o primeiro empate na história da Copa Ryder. Essa concessão feita por Nicklaus enquanto os Estados Unidos ainda poderiam ter vencido a competição foi vista como um dos maiores gestos de espírito esportivo na historia do golfe.

VOCÊ SABIA?

HISTÓRIA DO GOLFE

ORIGEM DA PALAVRA

Há uma controvérsia sobre a origem da palavra "Golf", sendo 2 teorias, as mais aceitas: possíveis origens : a palavra Holandesa "kolf" cujo significado é o tipo de taco usado nos jogos de croquet e de hóquei. Há também uma outra corrente que argumenta que "golf" vem da palavra "gowf" que no dialeto Escocês significa "bater ou atingir"e que poderia muito bem ser a origem de golfe.

Em resumo a origem da palavra "golf" é um mistério ainda não esclarecido. Mais importante talvez é que o golfe como o conhecemos hoje é originário da Escócia sendo que o primeiro jogo registrado foi disputado em Edinburgo, Escócia no ano de 1456. Também permanece em solo escocês a principal autoridade esporte, o Royal Ancient Golf Club, fundado em 1754 em St. Andrews no litoral da Escócia, considerado o berço do golfe e é responsável pela administração das regras .




Royal Ancient Golf Club (R & A)

EQUIPAMENTO

Como varas de aço e de grafite se comparam e como eu devo escolher qual é certa para mim?

Essas são questões que muitos iniciantes , e mesmo golfistas há anos, tem em mente quando vão comprar novos tacos.

Em épocas passadas o sentimento geral era de que golfistas de handicaps médio e alto deveriam usar grafite, enquanto jogadores de melhor nível (com handicaps baixos) deveriam jogar com varas de aço. Isso não é mais necessariamente verdade. Mesmo jogadores profissionais do Circuito PGA (Associação dos Golfistas Profissionais) podem ser vistos hoje em dia usando varas de grafite. O próprio Tiger Woods em 2004 trocou suas varas de aço. por grafite em seu driver.

Como sempre para qualquer tipo de equipamento de golfe a chave é testar ambos os tipos e determinar qual tipo é o mais adequado para você.

A principal diferença entre os tacos de grafite e aço é o seu peso. Tomemos um driver por exemplo. Enquanto os com vara de aço pesam (incluindo a vara, a cabeça e a empunhadura) em torno de 365 gramas os drivers com varas de grafite pesam aprox. 310 gramas. A grande razão da popularidade das varas de grafite é a sua característica de oferecer rigidez e durabilidade adequadas aos swings mais rápidos e ainda sendo muito leves.

Lembre-se que varas mais leves tem o potencial de aumentar a velocidade do swing de um jogador; isso implica dizer que se é possível aumentar a velocidade do seu swing você pode aumentar a distância de cada tacada. Os especialistas em equipamentos de golfe estimam que essa diferença de peso de 55 gramas entre os drivers de aço e grafite pode significar um ganho de velocidade em torno de 6 km/hora, que se traduz num ganho de distancia de cerca de 10 jardas!

Isso faz parecer que estamos dizendo que todos os jogadores de nível recreativo deveriam usar varas de grafite, certo? Não exatamente; Existem muitos jogadores que são muito fortes fisicamente e/ou que tem swings muito rápidos que necessitam um pouco mais de peso no seu driver para ajudar a ganhar mais controle no seu swing; essas características, em sua grande maioria, se aplicam aos profissionais.

Além disso aço e grafite são diferentes na maneira que transmitem as vibrações do impacto da tacada até os braços e mãos, o que por sua vez afeta o "feeling" da tacada. Em outras palavras alguns golfistas preferem a sensação de tacadas mais vívidas, quando se bate na bola com tacos de aço enquanto outros preferem a sensação mais suave, mais amortecida do grafite.

Outra diferença a levar em conta, principalmente por jogadores seniores, é que as varas de grafite absorvem mais o impacto da bola e em conseqüência minimizam eventuais prejuízos às articulações do golfista.



EM RESUMO:
Se ganhar mais distância é o primeiro objetivo do golfista, então ele deveria utilizar varas de grafite em seus drivers, madeiras e ferros . Por outro lado se distância não é o principal foco do golfista porque ele já tem uma velocidade alta do swing e também o ritmo do seu swing é mais controlável com o maior peso da vara de aço e se ele gosta da sensação que o taco de aço produz, então aço é a melhor opção.

E

A FLEXIBILIDADE DA VARA?

Para maximizar a distancia e a precisão das suas tacadas também é muito importante escolher a flexibilidade certa da vara. Em geral, um jogador de swing mais lento deve usar uma vara mais flexível (L-ladies,A-Senior ou R-Regular)para maximizar a distancia e jogadores com velocidades de swing mais alltas devem escolher varas mais rígidas(S-stiff ou XS-extra stiff) para aumentar a precisão. Use a tabela abaixo para encontrar qual é a flexibilidade certa para seu jogo:



Velocidade do Swing em mph Distancia com o Driver (jardas) Taco usado para 150 yds. Flex recomendada
105 ou mais 260+ Ferro 8 ou 9 Extra-Stiff (XS) SUPER-RIGIDA
90-105 240-260 Ferro 6 ou 7 Stiff (S)    RIGIDA
80-95 210-240 Ferro 5 ou 6 Regular (R) REGULAR
70-85 180-210 Ferro 4 Senior (A)  SENIORES
Menos que 70 Menos que 180 Ferro ou Madeira 3 Ladies (L)  SENHORAS
adaptado de texto de Tom Wishon)

 

TECNICAS DO GOLFE

Instrução

Duas indicações de excelentes livros de instrução : 'My golden lessons (Minhas aulas "douradas" por Jack Nicklaus e The five lessons ( 5 aulas ) por Ben Hogan.

Hogan e Nicklaus são 2 dos maiores golfistas de todos os tempos, e também estudiosos do golfe. Seus esforços de oferecer material de alta qualidade para aprendizado do esporte estão incluídos nesses 2 livros de instrução; se você leva o golfe a sério precisa lê-los. N ao me consta que haja traduções para o português infelizmente. Maiores informações no site do Amazon, onde você pode inclusive folhear os livros antes de encomendá-los.


GOLFE NA PISCINA

Imagine que você está em uma piscina se preparando para uma tacada. Observe que a mão direita está na água e a mão esquerda está acima da água. Isso é o que bons jogadores fazem quando iniciam o swing!!

Quando fazem o movimento inicial para trás (o chamado backswing) obviamente as mãos saem da "água".

O correto é iniciar o movimento para a frente (o chamado downswing) com um pequeno giro do corpo em direção ao alvo.

Quando as mãos se aproximam da borda da água a mão esquerda entra na água antes que a cabeça do taco.

As figuras abaixo demonstram o que muitos golfistas fazem no inicio do downswing.

Lançam o taco na água do topo do swing ....

.... e nunca poem suas mãos na água de novo quando atingem a posição de impacto.

Se você quer melhorar seu downswing há algumas posições chave que precisa praticar. Use um espelho ou ainda melhor, uma câmera de vídeo.


Chave 1 : Mãos na agua

Quando sua mão atinge a água, suas mãos devem estar quase na frente de sua perna direita e a cabeça do taco deve estar bem acima das mãos.

Chave #2:

Cabeça do taco paralelo com a água

Suas mãos devem estar entre suas pernas ou bem em frente de sua perna direita quando a vara do taco está em linha com a água.

Para muitos golfistas, quando a vara do taco está paralela ao chão, as mãos estão muito atrás do corpo. Dessa posição fraca, tudo o que podem realmente fazer é virar o taco empurrando a bola, sem completar o swing e perdendo potencia no impacto.

Lembre-se de usar sua imaginação e visualize-se fazendo o swing numa piscina. O que jogadores que conseguem potência nas tacadas fazem logo no inicio do downswing? Eles basicamente "molham as mãos " e mantem a cabeça do taco seca. Boa parte dos golfistas fazem o contrário: eles afundam o taco e mantém suas mãos secas!

Até a próxima.

Rubens Lara   por Rubens Lara - Aficcionado do esporte e golfista há 8 anos, joga no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra - SP (rhlara@terra.com.br)

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.