Falando de Golfe Nº 8 - Entrevista com Gary Player

por Rubens Lara

 

“Condicionamento Físico para Golfe “ Uma entrevista com Gary Player : uma lenda viva do golfe! Adaptado do GFM (Golf Fitness Magazine)

   Gary Player : “Quanto mais duro você trabalha, mais sorte você tem”


Gary Player

 



GARY PLAYER nasceu em Johannesburg, África do Sul, em 1935.  Ainda muito jovem, com 8 anos, perdeu sua mãe. Seu pai trabalhava como operário nas minas de ouro da África do Sul e o jovem Gary ficou aos cuidados de um americano negro que o estimulou a jogar, brincar e se exercitar ao ar livre após a escola. Gary era uma criança miúda na infância e ele se lembra do dia em que seu irmão mais velho deixou a casa para lutar na Segunda Guerra Mundial ao lado das forças dos Estados Unidos. Seu irmão disse a Gary que ele tinha de se exercitar para ficar maior  e mais forte. Uma rivalidade entre irmãos sempre existe e com a morte da mãe, o pai trabalhando nas minas, sua irmã morando em um internato e o irmão na guerra, Gary se esforçava na escola, e todos os dias se exercitava ar livre desde os 9 anos .e nunca mais parou.

 

SESSENTA E TRÊS anos mais tarde Gary Player gosta de falar dos benefícios que o exercício físicos lhe deu em todos os aspectos da sua vida; sua carreira no golfe, sua condição  mental e sua saúde em geral. Ele diz em um tom meio brincalhão: aos 72 anos de idade ele provavelmente pode vencer 85% dos homens com 40 anos de idade em qualquer concurso físico. E ele continua “provavelmente também bateria 85% dos homens com 35 anos mas ele não quer aparentar ser metido demais”.

Quem o vê e sabe do seu modo de vida e sua agenda de viagens ao redor do mundo não dúvida.

 
O famoso exercicio de um  braço de Gary Player durante uma demonstração nos anos 70.

SUBINDO uma pequena montanha atrás de sua casa na África do Sul antes do nascer do sol, se exercitando com pesos por uma hora e meia na sua academia de ginástica domestica, nadando e ainda trabalhando no seu rancho até escurecer ; esse é um dia típico na vida de Gary Player—quando está em casa. Tendo viajado mais de 14 milhões de milhas, ele provavelmente é no mundo a pessoa que mais viajou  até hoje!

Nessa mesma semana da entrevista Gary havia estado na China, Índia e Cingapura ! Aos 72 anos exaustão não é opção “ estando em forma e exercitando-me sempre me permite continuar produtivo” diz ele.



Um dia na vida de Gary Player



Muito antes dos benefícios de “fitness”para o golfe serem considerados necessários ou mesmo apropriados, Gary Player dedicou-se a aumentar sua força, seu condicionamento físico e nutrição apropriada para ser competitivo.   Hoje Gary Player é a prova viva dos efeitos positivos que um condicionamento específico para golfe pode trazer ; aumentou a sua longevidade no golfe e evitou contusões que permitiram desenvolver sua extraordinária carreira.


PERGUNTAS ESPECIFICAS DE GOLF FITNESS MAGAZINE (GFM) PARA GARY PLAYER:

GFM:
Descreva em uma palavra o que um condicionamento físico especifico para o golfe tem feito para sua carreira.
GP: LONGEVIDADE

GFM:
Poderia explicar ?
GP: Sim, aos  72 anos de idade, eu ainda consigo jogar e permanecer ativo como há 20 anos atrás,  praticamente sem contusões ..

GFM:
Foi difícil incorporar o condicionamento físico na sua rotina de golfista durante o topo de sua carreira ?
GP: Sem dúvida; não havia academias sofisticadas nos hotéis onde ficavamos ou em nossas casas – se você queria ficar em forma você tinha de ir até a ACM e esperar sua vez na fila de usar os pesos.   Não era uma coisa comum nem benquista; me lembro de ter sido alertado por muitas pessoas no inicio da minha carreira que eu não jogaria depois dos 35 anos devido ao meu intenso regime de musculação e ginástica; obviamente ficou provado que não era verdade.

GFM: Como vc e sua esposa incorporaram o intenso condicionamento físico na sua família a medida que seus 6 filhos iam crescendo?
GP: “ Liderar pelo exemplo” 

GFM: O que vc acha da conhecida dedicação de Tiger Woods ao condicionamento físico ?.
GP: Tiger é um modelo excepcional para nossa juventude e para os golfistas do mundo todo ; ele é uma pessoa muito inteligente – eu sou um grande fã dele; é um fanático por exercícios físicos mas de uma forma extremamente positiva, e que permite que ele seja um grande vencedor.   


Com crianças na Christel House na Africa do Sul,em 2008. A fundação Player celebra seu 25º.ano de levantar fundos para educação de crianças carentes ao redor do mundo.



 GFM: Você vê a paixão de Tiger por academia como uma das razoes que mais e mais golfistas estão se dedicando a condicionamento físico?
           
GP: Sim, quanto mais condicionado você está maior a sua chance de reduzir as contusões e aumentar a sua longevidade no golfe; esse é o maior beneficio – olhe o meu caso por exemplo.

GFM: Alem do condicionamento físico  o que mais ajudou o seu sucesso mental e físico dentro e for a dos campos de golfe?
GP: Nutrição – na minha opinião é até mais importante que exercício físico. Nós estamos nos matando com as coisas que comemos; obesidade nunca foi mais alta – mais de 20% do mundo é obeso. Eu estou escrevendo um livro para mostrar aos pais como nos estamos ensinando errado nossos jovens sobre o que comer


GFM: Qual é verdadeiramente a sua maior realização na vida ?
GP: Vencer o Grand Slam SENIOR, note bem, não o Grand Slam, mas o SENIOR (para jogadores acima de 50  anos. No Grand Slam, eu tive 35 anos de pratica e preparação, mas com o circuito SENIOR eu tive apenas 8 anos e devido ao meu condicionamento fisico eu pude conseguir algo que ninguém mais fez até hoje.

 

Força nos dedos: força e alongamento são partes integrais das clinicas de golfe de  Gary Player. Na imagem ele segura 2 tacos entre seus dedos  indicador e médio, sem usar o polegar. Tente fazer; aposto que você não consegue, nem com apenas um taco !



Resumo da Carreira de Gary Player


Total de premios:
Mais de 14 millòes de dolares.
Total de torneios Major :  9
Tres Masters (1961, 1974, 1978), tres Abertos  Britanicos (1959, 1968, 1974), dois Torneios  PGA (1962, 1972) e um  US Open (1965).
Total de torneios major Senior : 9
3 torneios PGA Senior (1986, 1988, 1990), 2 Abertos EUA Senior (1987, 1988), 3 Abertos Britanicos Senior (1988, 1990, 1997) e 1 Torneio Senior Players (1987). 

Humor
Air shots

Meu amigo Alfredo Moreira me passou esta, garantindo que é uma historia real (mas não revela o nome dos personagens) :   2 golfistas principiantes, apos a primeira semana de aprendizado no  campo do Lago Azul resolvem ir a Itu conhecer um novo campo; o  do Terras de S.José.  Pagam o Green Fee e vão direto parar tee de saída, aproveitando um horário vago.

O primeiro principiante, põe o tee na altura exata, coloca a bola com todo o cuidado sobre o tee, se posiciona, checa o stance, o alinhamento e  faz o primeiro swing com toda a força do mundo e...nada; não toca a bola.

Mais uma tentativa e o resultado é outro air shot. Prepara-se mais, e faz mais uma tentativa.... mais um air shot. Então se vira para o amigo que espera a vez  e fala, fazendo cara de golfista experiente : ”Eta campo difícil este!!! “


Até a próxima.

 

Rubens Lara   por Rubens Lara - Aficcionado do esporte e golfista há 8 anos, joga no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra - SP (rhlara@terra.com.br)



 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.