Falando de Golfe

É com satisfação que  oferecemos, a partir desta edição, uma nova seção aos amigos golfistas de Charutos & Bebidas. Visamos o crescente contingente dos que já são iniciados neste maravilhoso esporte e também aos que ainda não experimentaram, mas que tem interesse em conhecer mais  sobre o golfe. Esperamos que vocês gostem e nos acompanhem.


FOTO DO MÊS

Nenhum outro jogo  combina a maravilha da natureza com a disciplina do esporte  de maneira tão cuidadosamente planejada . Um grande campo de golfe liberta e ao mesmo tempo desafia a mente do golfista.(The Compleat Golfer – South África).

 

VOCÊ SABIA?

   
  • Phil Mickelson é o mais bem sucedido golfista canhoto de todos os tempos, mas ele é destro para todo o resto que ele faz.
  • Preocupado que a umidade vá prejudicar o vôo da sua bola?  Pensa que a bola tem dificuldade maior em vencer o ar mais denso?  Se sim, você está enganado: o ar quente e úmido na verdade é mais leve que em dias frios e secos. Por isso em dias úmidos o ar é na verdade menos denso, gerando menor resistência; o que significa que a bola viaja distâncias mais longas, ainda que talvez não suficientes para se perceber.
  • Que o Brasil tem cerca de 100 campos de golfe;  que representa um grande crescimento (cerca de 30%)  nos últimos 3 anos. Mas estamos longe de sermos uma potencia nesse esporte. Nossos vizinhos argentinos dispõem de cerca de 300 campos, a África do Sul tem 500, o Reino Unido algo como 1400, Japão cerca de 2.000 e o campeão mundial, os Estados Unidos tem 16.000 campos, sendo que apenas na Flórida há 1.600 !

EQUIPAMENTO

 

MADEIRAS

"Qual a diferença entre uma madeira 3, 5 ou 7 e outra que diga 15, 21 ou 26 graus por exemplo? "

REALMENTE NENHUMA, é simplesmente uma maneira diferente de definir o taco. Madeiras em geral vêm em ângulos ou graus ("lofts") padrões; por exemplo uma madeira 3 tem normalmente entre 13 e 18 graus enquanto uma típica madeira 5 deve ter um ângulo entre 20 e 22 graus.

Nos dias de hoje não é tão incomum encontrar jogadores "sêniors" utilizando madeiras 7, 9 ou mesmo 11 conhecidas como madeiras utilitárias  ("utility woods") já que tendem a ser mais fáceis de bater do que os ferros longos. Isso é devido a terem cabeças maiores e também centros de gravidade mais baixos, o que as fazem mais fáceis de levantar a bola no ar. Devido a esta trajetória mais alta a bola cai mais suavemente no green, apesar de percorrer a mesma distância. Em resumo, madeiras em geral dão mais confiança ao golfista, sabendo que é mais provável de pegar bem a bola do que com a cabeça menor de um ferro equivalente .

 

DICAS :  A EMPUNHADURA (o "Grip")

A empunhadura é provavelmente a mais importante componente do movimento da tacada de golfe (o chamado "swing"), não apenas porque é o único elo entre nós e o taco, mas também porque determina coisas essenciais como ângulo da cabeça do taco no impacto e a posição do taco no back swing. Ao mesmo tempo a empunhadura tem que ser confortável e funcional, porque também determina quão ativas vão ser nossas mãos quando nós fazemos o movimento da tacada durante o impacto na bola.

As fotos abaixo ilustram os principais aspectos de uma boa empunhadura

1. Coloque o cabo do taco na mão esquerda, bem junto dos dedos, no espaço entre os dedos e a palma da mão.

2. Feche a mão esquerda sobre o taco de maneira que o dedo polegar assente diretamente sobre o grip mas de forma que o polegar fique alinhado levemente a direita
3. O polegar não deve ficar estirado e reto na linha do taco. Como está na foto nesse caso você teria descoberto o topo do cabo do taco.
Coloque a mão direita abaixo da esquerda de forma que o taco sente na mesma posição tanto nos dedos da mão direita como assentou nos dedos da mão esquerda.

4. Feche a mão direita sobre a esquerda de tal forma que a palma da mão direita se ajuste em cima do polegar esquerdo e posicione o polegar  direito levemente a esquerda do taco.

5. Esse é o grip mais usado e recomendado para iniciantes; é chamado de empunhadura de sobreposição (ou OVERLAP grip).  Levante o dedo mindinho da mão direita e deslize a mão direita um pouco para baixo em direção a mão esquerda e enquanto as mãos estão juntas, e aí permita qe o mindinho direito se sobreponha com o ossinho do dedo indicador esquerdo.

6. Outra posição bastante utilizada é o INTERLOCK GRIP  onde da posição do grip OVERLAP levante o dedo indicador a mão esquerda  através de uma posição de travamento da mão com o dedo mindinho direito, conforme mostrado na foto à esqerda.

    E por último, no que se refere a pressão no cabo, numa escala de 1 a 10 onde 1 é muito leve e  10 é demasiado apertada, a pressão ideal  nas mãos deve ser aproximadamente no meio dos extremos ou seja aproximadamente entre 4 e 5. Deve ser firme e leve não firme e apertada.

    Rubens Lara   por Rubens Lara - Aficcionado do esporte e golfista há 8 anos, joga no Lago Azul Golfe Clube, em Araçoiaba da Serra - SP (rhlara@terra.com.br)

     

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.