O Epicure Sommelier

Por Celso Nogueira

Tão importante quanto o sommelier, profissional encarregado de oferecer harmonizações combinando vinhos e licores com pratos específicos, a figura do
epicure sommelier tem feito sucesso em bares, restaurantes, hotéis e tabacarias.
Caracterizado pelo máximo conhecimento sobre charutos e bebidas, o epicure sommelier é responsável pela elaboração da carta ou do menu desses produtos. Com base nessa experiência, também indica harmonizações, apresenta, corta e acende o charuto do cliente, além de servir bebidas.

Sua necessidade foi percebida há muitos anos na Europa, em países como a Inglaterra, a França e a Espanha, e em Cuba. No Brasil, a presença deste profissional em ambientes de degustação tem estimulado o aprofundamento das práticas da apreciação dos charutos.

Há seis anos o profissional epicure sommelier no Brasil tem conquistado o reconhecimento e prestígio entre os apreciadores. No concurso nacional, os critérios utilizados para avaliação dividem-se em práticos e teóricos, 40% e 60% respectivamente. A prova teórica é organizada em questões de múltipla escolha. Já, a prova prática é subdivida da seguinte forma: cinco pontos para harmonização e o restante para o conjunto do serviço prestado, incluindo recepção, corte, acendimento e acompanhamento ao cliente.



Celso Nogueira   Celso Nogueira - Celso Nogueira - Tradutor literário, editor e colunista especializado em alimentos e bebidas, realiza palestras e conduz degustações sobre gastronomia, cachaça e charutos. Foi um dos fundadores e atuou como diretor da confraria Cigar Club.



 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.