Dunhill
Castro Valdomiro

A beleza do design trabalhado em matérias primas de alta sofisticação faz dos produtos Alfred Dunhill objetos de desejos de ontem e hoje. Das canetas ao tabaco para cachimbo, das abotoaduras aos relógios, a Dunhill tem hoje
uma coleção de produtos premium que a insere entre a nata das grifes de luxo.

 

A história da marca tem início em 1893 quando o jovem Alfred resolve ajudar seu pai na oficina de arreios. Mas o espírito irrequieto de Alfred percebe que o cavalo, como meio de transporte, está condenado e que o futuro trará novidades. Mal ouve falar dos primeiros automóveis, entusiasma-se com a idéia e é ali mesmo ao lado do seu escritório, no George Fouthorp's Coffe Rooms, que começa a traçar os planos da sua nova empresa. Chama-lhe Dunhill Motorities e vende tudo o que é necessário a um automobilista - chapéus, óculos, buzinas e até faróis.

No início do século XX Dunhill inventa novos produtos que logo têm imenso
sucesso. Como o "Hippo" (um tratamento de impermeabilização de peles que vem
dar mais conforto aos automobilistas em dias de mau tempo) e o "Bobby
Finder", o primeiro aparelho a detectar a aproximação da polícia e que
permitia aos condutores a reduzirem a velocidade e evitarem as multas (sem
esquecer que nessa altura já se podia andar à "estonteante" velocidade de 10
km horários). E em 1907 dá mais um passo para a construção de um verdadeiro
império ao abrir uma loja de tabacos. No início vendia cachimbos e tabaco,
mas depressa deu um toque muito pessoal à sua nova loja ao instituir a "My
Mixture", ou seja, uma mistura de tabacos feita na hora e ao gosto de cada
cliente. E como achava fraca a qualidade dos cachimbos fabricados em
Inglaterra, abriu a sua própria fábrica e cada um dos seus cachimbos se
distinguia de todas as outras marcas por causa da pintinha branca que Alfred
Dunhill lhes ornou.


Em 1921, logo a seguir à I Guerra Mundial, aparecem os primeiros isqueiros.
Dunhill faz o protótipo do "Unique" a partir de uma lata de mostarda Colman's. A marca garantia que o isqueiro acendia sempre e podia ser usado
só com uma mão. Em 1923 Alfred Dunhill já está no mercado internacional com uma loja em Nova Iorque e outra em Paris. Nessa altura, ser cliente da Dunhill era sinônimo de se ser chique, rico e famoso. Logo vieram as canetas e os relógios de pulso, seguidos de uma coleção de jóias, aumentando ainda mais o prestígio da marca.

Hoje em dia a Alfred Dunhill pertence à Richemont Group, empresa a qual
pertencem grifes como Montblanc, Piaget, Baume Mercier, Cartier entre
outras. A grife continua a criar a expressão do estilo contemporâneo inglês
e sua qualidade é reconhecida no mundo inteiro.

 

 

 

 
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