Destaques para facilitar a ceia
por Celso Nogueira


PartagasOs moradores de São Paulo contam com diversidade e preços acessíveis para as festas de fim de ano. Tem de tudo no Mercado Central, mas nem sempre é preciso enfrentar a confusão desta época no Centro.

A parte da Zona Sul que abrange irregularmente Moema, Vila Mariana, Ibirapuera, Saúde, Jabaquara e Ipiranga conta com uma oferta invejável de itens para as ceias e outras comemorações. Além dos super e hipermercados (Pão de Açúcar, Extra e Carrefour) há lojas de fábrica, hortifrútis (os antigos sacolões) e estabelecimentos especializados. Juntou tudo, não falta nenhuma iguaria no comércio local.

Há tantas opções gastronômicas na área citada que ninguém precisa ir ao Mercadão para se abastecer para o Natal. Os casos citados a seguir são em sua maioria lojas de fábrica ou hortifrútis que aliam qualidade com preços camaradas. Em conseqüência do sucesso que vêm alcançando, diversificação dos produtos e reformas tornaram as compras mais fáceis e prazerosas.

Sacolão Imigrantes

Av. Prof. Abrão de Moraes, 1500, esquina com rua General Chagas Santos (11-5583-2729). Além dos legumes, frutas e verduras convencionais há cogumelos frescos variados (Champignon, Portobello, Shimeji, Shiitake, Eryngui), folhas inusitadas (acelga francesa, míni alface, espinafre japonês, ou  e melóquia). Cresceu bastante a oferta de hortifrútis parcialmente processados, como couve picada, mix de vegetais para sopas, yakissoba ou jardineiras e frutas descascadas, tudo embalado a vácuo.

No esquema que já se consagrou nos sacolões, na parte inicial estão peixaria, loja oriental, açougue, congelados, importados, biscoitos e queijos e frios. Tem até um simpático sushi bar e uma tradicional pastelaria, com direito a caldo de cana.

PartagasO açougue Bottini (11-2577-2145)  e a Galeria do Queijo (11-2597-0153)  dobraram de tamanho. A casa de carnes agora exibe um freezer horizontal no meio da loja, onde não faltam novidades como cortes de cordeiro e a nova linha de carnes temperadas congeladas, composta de espetinhos (fraldinha, frango, kafta, lingüiça etc.) e bandejas com almôndegas e hambúrgueres. Uma lingüiça toscana excelente marca a estréia da Bottini como marca para embutidos e carnes nobres.  Para as festas os donos prometem reforço nas aves e carnes suínas, com destaque para leitão, pernil, chester e peru.

A Galeria dos Queijos investiu na reforma para abrigar mais produtos nas gôndolas, com destaque para salsichas diferenciadas do frigorífico Tosello (Cervelat, Carneiro com Hortelã, Viena, Bratwurst, Schublig), que também produz um bom pastrami e outros frios. Para as festas a casa vende frutas secas variadas, tender e bacalhau. E aceita encomendas de carnes e massas da rotisserie que Falco e Márcia, proprietários da Galeria, mantêm na rua Tiquatira 373, ali pertinho.

Na importadora Duo Maria, associada à Beale, a mudança ocorreu no mix de bebidas. Além dos vinhos e destilados a casa passou a oferecer boas cervejas alemãs e belgas, bem como nacionais produzidas artesanalmente. Paulaner, Krombacher e Colorado são os destaques. Algumas marcas alemãs estão disponíveis também em barriletes de 3 ou 5 litros. Entre os importados, boa seleção de azeites, como o EA português. Também chocolates, especiarias, massas secas e vinagres. Claro, não faltam espumantes, cavas e champanhes para garantir muitas borbulhas na virada do ano. E uma versátil carta de cachaças.

Peixes maiores adequados a festas familiares, daqueles que provocam exclamações ao saírem do forno, estão entre os reforços da peixaria Hedama para o período de festas. Robalo, Tainha, Olhete, Salmão e Garoupa podem ser preparados conforme a necessidade – abertos por cima, para rechear com farofa, em postas e filés, além de cortados para sashimi. É só encomendar com Cristina, pelo telefone 11-2837-2000  e 11-7816-4809, ou passar lá para escolher na hora.

Também se pode encontrar no Sacolão Imigrantes biscoitos e salgadinhos diversos, congelados prontos (pratos doces e salgados, petiscos e lanches) e produtos orientais (de arroz para sushi a Mupy).



Gijo e Milano-Biagio

As linguiças comercializadas pelo Gijo (11-5579-2935) são uma verdadeira lenda na região. Elas podem ser adquiridas na loja da rua Dr. Pinto Ferraz, 16, ao lado da estação Vila Mariana do metrô (é a rua do terminal de ônibus). Fãs de embutidos encontram algumas das variedades comercializadas no Gijo (e por grifes como Bassi e Wessel) também no tradicional frigorífico Milano-Biagio, no Ipiranga (11-6915-8180 – rua Padre Senepa, 224 – Ipiranga – www.milanobiagio.com.br). Lá tem calabresa com erva doce, de acordo com a tradicional receita italiana. E grande variedade de linguiças de porco e frango.



Forastero

Chocolates elaborados com matérias-primas nacionais e importadas tornaram a Forastero referência regional em doceira. A loja de fábrica, à rua Calixto da Mota, 107 (11-5579-8872), destaca este mês a linha natalina, com dezenas de produtos especialmente desenvolvidos para a época das festas. Árvore de Natal, Papai Noel, trenó e outros temas típicos receberam curiosa e criativa representação em coloridos enfeites, bombons e kits para presente.



Receita de Natal



PartagasO Chester (ou ave similar) ganha em sabor e maciez se for preparado conforme a receita a seguir.

Chester com Frutas Frescas

Ingredientes
Um Chester com aproximadamente 4 kg
Frutas frescas picadas
Vinho branco ou espumante seco



Preparo
Descasque e pique as frutas. Regue com suco de laranja ou vinho branco para evitar que escureçam.  Recheie o chester com as frutas frescas picadas e asse conforme as instruções da embalagem.

Escolha frutas ácidas, não muito doces, e que não escureçam. As melhores são uva, morango, cereja, abacaxi, laranja, ameixa e carambola. Evite maçã, banana, abacate, mamão e pêra.



Celso Nogueira   Celso Nogueira - Celso Nogueira - Tradutor literário, editor e colunista especializado em alimentos e bebidas, realiza palestras e conduz degustações sobre gastronomia, cachaça e charutos. Foi um dos fundadores e atuou como diretor da confraria Cigar Club.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.