Curso de Charuto -8 - Como Apreciar - Conservando seus charutos

Curso de charutos - 8 - Conservando seus charutos
por Cesar Adames

 

 

A única regra que deve ser seguida entre os apreciadores de charutos é a forma como eles devem ser armazenados. É fundamental que estejam conservados a uma temperatura entre 16º.C a 18º.C com umidade entre 65% a 70%. Ambientes secos desidratam o tabaco e os deixam quebradiços, causando o rompimento da capa quando se está fumando. Excesso de umidade faz com que o charuto se apague constantemente, dificultando o prazer de fumar.
A melhor forma de evitar este problema é investir na compra de um bom umidor, caixa própria para acomodar os charutos, com capacidade para 50, 100 ou 200 charutos.

Acabamento Interno

O melhor acabamento interno para um umidor é o Cedro, madeira que não influi no sabor do charuto, pois não absorve nem passa odor para o tabaco. Outra opção interessante pode ser o acrílico.

Antes de colocar seus charutos no umidor é aconselhável passar um pano úmido para que a madeira absorva a umidade antes dos charutos. Não esqueça que charutos embalados no celofane e em tubo de alumínio demoram o dobro do tempo para ficarem umidificados.
Divisórias
Um bom umidor tem divisórias para que você possa dividir os charutos por origem ou tamanho. Elas podem ser móveis, facilitando as mudanças de acordo com a quantidade de charutos. Alguns umidores além das divisórias na parte inferior vem com uma gaveta superior.

Higrômetro e Efusor

Estes dois acessórios são a parte principal do umidor. O higrômetro mede a umidade interna, que deve estar entre 65% e 70% e pode ser analógico ou digital. O efusor é uma peça que em seu interior tem uma esponja ou floral

(usados em floriculturas para fazer arranjos) que retém água mantendo o ambiente interno úmido.


Colocação de água

De tempos em tempos é importante colocar água no efusor para manter a umidade interna controlada. Alguns puristas dizem que o ideal é utilizar água destilada, pois contém um menor percentual de cloro.

Acabamento Externo
O acabamento externo do umidor não influi na conservação dos charutos, desde que seu interior seja sempre forrado em cedro. A grande maioria dos umidores tem acabamento em laca, mas é possível encontrar modelos em metal e acrílico.


Cesar Adames é consultor na área de tabaco, professor do Senac e da IBA (International Bartender Association) na disciplina Charutos & Bebidas. Jurado do concurso internacional Habanosommelier e colaborador de diversas revistas, jornais e sites.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.