Curso de Charuto - 5 - Charutos Cubanos
Por Cesar Adames

Charutos Cubanos

Apesar ter sido a origem de tudo o charuto cubano ocupa o terceiro lugar no ranking da produção em unidades. República Dominicana e Honduras vêm em primeiro por conta do consumo no mercado dos Estados Unidos que tem um embargo contra Cuba. Atualmente são produzidas 30 marcas diferentes de charutos em Cuba que só podem ser encontradas em Havana. No mercado brasileiro são importadas oficialmente 11 marcas que serão apresentadas abaixo.

Cohiba – Surgiu em 1966 e tem seu nome ligado aos primeiros habitantes de Cuba que chamavam de Cohiba o rolo de tabaco que fumavam. As folhas utilizadas em sua composição vêm das melhores vegas de Vuelta Abajo na província de Pinar del Rio.



Fonseca – Foi um espanhol, Don Francisco Fonseca quem em 1907 registrou a fábrica com seu próprio nome. Desde o principio a marca se fez notar pela qualidade dos charutos e bitolas. É o único Habano que é vendido no mercado envolto em papel transparente.



H.Upmann – Foi criada em 15 de outubro de 1844 pelos irmãos Hermann e August Upmann. Tem sabor e aroma entre o doce e o picante. Por muito tempo foi um sucesso na Alemanha, mas atualmente é uma das marcas mais apreciadas na Inglaterra.



Hoyo de Monterrey – Na cidade de San Juan y Martinez na região de Vuelta Abajo existe uma vega de tabaco com a inscrição “Hoyo de Monterrey, Jose Gener, 1860 que indica que o senhor Gener foi um vegueiro antes de fundar sua marca em 1865.



Jose L. Piedra – Foi criada como marca comercial em 1880 pelos irmãos Vicente e Jose Lamadrid Piedra. Depois da revolução cubana foi lançada como marca popular e sua apresentação é feita em petacas, caixas de papelão com cinco unidades.



Montecristo – Introduzida no mercado em 1935 pela fábrica H.Upmann a marca começou apenas com cinco formatos descritas com números e não nomes. Os outros formatos apareceram no principio dos anos 70. É a marca mais conhecida de charutos cubanos.



Partagas – Em 1845 Don Jaime Partagas abriu pela primeira vez as portas da fábrica de charutos mais antiga de Cuba no número 520 da Calle Industria em La Habana. Depois de um certo período a marca foi vendida para Ramon Cifuentes.



Punch – Don Manuel López, proprietário da J. Valle y Cia fundou a Punch em 1840 com o mercado britânico em mente. A marca é a mesma de uma revista humorística que estava na moda. A figura do Mr. Punch com seu tabaco na mão continua sendo a figura mais destacada na decoração das caixas.

Ramon Allones – Foi criada em 1845 produzindo excelentes charutos que atendem o mercado do Oriente Médio.

Romeo y Julieta – Fundada por Alvarez y Garcia em 1875 Romeo y Julieta começou a se desenvolver em 1903 quando foi comprada por “Pepin” Fernandez Rodriguez. A marca tem uma grande variedade de tamanhos e o Churchill é o seu modelo mais conhecido.



Vegas Robaina – Esta marca leva o nome da propriedade de um dos melhores produtores de tabaco de Cuba, Don Alejandro Robaina que vem de uma família de vegueros estabelecidos desde o século passado na região de San Luis, de onde provem as melhores folhas de tabaco da região de Vuelta Abajo.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.