Curso de Charuto - 2 - De onde vem o tabaco?
Por Cesar Adames

    

Para se elaborar um charuto é fundamental ter a melhor matéria prima disponível. Das diversas variedades de fumo utilizadas para a confecção de charutos e cigarrilhas apenas algumas regiões do mundo apresentam um clima e solo próprio para este tipo de plantio.

Cuba
O tabaco cubano é conhecido como um dos melhores do mundo. A melhor região de plantio fica em Vuelta Abajo, parte do município de Pinar del Rio na parte oeste da ilha. Em geral o tabaco cubano é forte e tem gosto acentuado. As variedades mais conhecidas são a Criollo e a Corojo.



República Dominicana
A qualidade e variedade do tabaco produzido na República Dominicana melhorou consideravelmente nos últimos 20 anos. As regiões de plantio ficam próximas da cidade de Santiago onde estão os maiores fabricantes do país. A maioria do tabaco dominicano foi obtida com variedades cubanas,
apesar disto ele não é tão forte, é mais complexo em sabor e pode ser utilizado para a criação de diversos tipos de blends.



Brasil
Os tabacos brasileiros provêm da Bahia, mais especificamente da região conhecida como Recôncavo Baiano. Nesta região predominam as variedades Mata Fina e Mata Norte. Bastante suave, o tabaco é extremamente aromático próprio

para quem está iniciando no prazer de degustar um charuto.


Equador

O Equador produz um tabaco de excelente qualidade, tanto para o miolo como para a capa do charuto. As variedades mais comuns são Connecticut e Sumatra. Nos dois casos o tabaco é mais suave do que os plantados em sua região original.


México

O vale de San Andrés é famoso mundialmente por sua variedade de tabaco Sumatra. As folhas mexicanas são utilizadas na sua maioria como miolo e capote dos charutos produzidos em outros países. Os produtores mexicanos utilizam
100% do tabaco mexicano na produção de seus charutos.



Estados Unidos

A maior plantação está localizada em Connecticut no vale que leva o mesmo nome e produz uma das melhores folhas de capa do mundo. A variedade Connecticut com sua elasticidade e cor marrom-amarelada é utilizada na confecção de alguns dos melhores charutos do mundo.

Camarões
Esta área no oeste da África é conhecida pela alta qualidade de suas folhas de capa. Nos últimos anos a produção sofreu com as condições climáticas adversas. A variedade Cameron é originária da variedade Sumatra importada da Indonésia.


Indonésia

A variedade Sumatra provém das diversas ilhas que compõem o arquipélago da Indonésia. O tabaco normalmente conhecido como Java ou Sumatra produz folhas de capa com uma cor marrom intenso e tem sabores neutros. Suas folhas normalmente são
utilizadas para confecção de charutos pequenos.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.