Curso de Charuto 10 -  Charuto e bebidas
por Cesar Adames

Fumar um charuto é um grande prazer, descobrir seus aromas e sabores, se perder na fumaça após cada baforada, tudo nos leva à reflexão e aproveitamento daquele momento em especial. Uma boa bebida é sempre um complemento ideal para aumentar as sensações e o prazer das combinações possíveis.

Tempos atrás uma revista nacional de gastronomia realizou uma degustação para verificar qual seria a melhor bebida que combinasse com o charuto. O escalado para a "tarefa" foi o cubano Romeo y Julieta Churchill, um dos charutos mais consumidos do mundo neste formato e responsável por mais de hora e meia de puro prazer. As bebidas que fizeram parte da degustação foram; Jerez, Vinho do Porto, Single Malt, Rum e Cognac, consumidas nesta ordem, levando em conta seu teor alcoólico. Cada uma delas apresentou características interessantes quando combinadas com um charuto e o resultado final revelou um empate técnico entre o Rum e Cognac, que por terem um teor alcoólico mais elevado que as demais bebidas foram os preferidos nesta degustação.

Será que este resultado é o ideal? Devemos ficar somente com o Rum, que tem em suas origens a mesma região dos charutos, ou com o Cognac que tem a tradição de longa parceria com os mesmos? A melhor resposta para esta pergunta é a de que assim como não temos regras fixas para degustar um charuto, a mesma liberdade vale para a escolha da bebida.

Escolher um charuto é uma questão de dia, local e estado de espírito. A mesma coisa pode ser levada em conta quanto escolhemos a bebida que irá acompanhá-lo. As possibilidades de combinação são inúmeras, tudo depende única e exclusivamente do gosto pessoal do fumador. As bebidas escolhidas para serem consumidas com charutos normalmente são as que foram utilizadas naquela degustação, mas não devemos esquecer de outras possibilidades que às vezes são colocadas em segundo plano como os madeiras, grapas, bourbons, armagnacs, calvados e até mesmo alguns tipos de cerveja (normalmente as artesanais). Liberdade para ousar é a única regra, bebidas que nem imaginamos combinar com os charutos podem nos surpreender.


 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.