Culebra
Por Celso Nogueira

Para Freud, um charuto às vezes era só um charuto. Para Lacan, um charuto era sempre três charutos. O psicanalista destaca-se como o mais famoso apreciador de um puro invulgar, o culebra.

Formado por três charutos entrelaçados que são separados no momento do consumo, o culebra deixou de ser uma curiosidade rara para retornar às charutarias como especialidade. Embora pareça um charuto de bêbado, quando destrançado, classifica-se entre os charutos apreciados pelas pessoas sofisticadas. James Suckling, o especialista em cubanos da Cigar Aficionado, recorda um culebra fumado com  Eric de Rothschild no Chateau Lafite-Rothschild, nos anos 1980, em Bordeaux. Rothschild ofereceu-lhe um exemplar envelhecido sete anos nas caves londrinas de Robert Lewis Cigar Merchants.

Atualmente, destacam-se os  novos Partagas e Davidoff. Existem diversas marcas que comercializam culebras nos Estados Unidos, como o nicaraguense Medusa, da linha Virgin Cuban Seed da Drew State, o Fuente Opus X Culebra, La Flor Dominicana Culebra Gorda, e mesmo um Villiger Culebra maquinado. Consta que Jacques Lacan preferia o encorpado Culebra Punch, que deixou de ser fabricado, assim como o lendário H. Upmann Culebra, extinto na década de 1970. Até o ano 2000 ainda era possível encontrar charutos neste formato da marca Romeo y Julieta. A maioria das marcas cubanas trilhou o mesmo caminho, tirando o formato de seu vitolário.

Reza a lenda que os culebras nasceram no século dezenove, quando os trabalhadores das fábricas de charutos podiam fazer e levar um exemplar por dia, ao final do expediente. Logo surgiu um espertinho que trançou três panatelas... De todo modo, fazer um culebra exige imensa habilidade do torcedor, que trabalha com três charutos úmidos, para evitar o rompimento das capas na hora de trançar.

Seja como for, o lançamento do Partagas Culebras pode ser responsável pelo renovado interesse por esta vitola, que tem  no caso do Partagas 5 ¾, com diâmetro 39. O Culebra Partagas vem em caixinha de cedro individual, e segundo quem experimentou, apresenta blend típico dos Partagas, boa queima e a possibilidade de repartir o prazer com mais dois amigos.

Lacan

Para entender melhor a importância do psicanalista Jacques Lacan (1901-1981) nada como uma obra didática e acessível. Um bom exemplo é Lacan ,  recente lançamento Publifolha, na série Folha Explica, por Vladimir Safatle. Diz a resenha:

“Lacan tinha tudo para ser esquecido, por se tratar de uma autor reconhecidamente difícil, de poucos textos, redigidos em estilo elíptico. No entanto, suas idéias tornaram-se ponto de passagem obrigatório não apenas para os interessados na clínica psicanalítica, mas também para quem pretende compreender a filosofia, a teoria social, a estética e a crítica da cultura no início do século 21. “

O livro "Lacan"  pode ser encontrado nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha

"Lacan"
Autor: Vladimir Safatle
Editora: Publifolha
Páginas: 96
Quanto: R$ 17,90

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.