Como fumar tabacos Flake
Por Castro Valdomiro

Este artigo tem a intenção de ajudar o fumante de cachimbo a aprender a apreciar totalmente as melhores características e a sutil doçura desse premiado e amadurecido produto. 

 

Os Virginias Flakes maduros de estilo inglês e escocês estão entre os mais interessantes e gratificantes prazeres para o fumante experimentar; Até agora eles são evitados por muito fumantes por não saber nem se aproximar deles.

Este artigo tem a intenção de ajudar o fumante de cachimbo a aprender a apreciar totalmente as melhores características e a sutil doçura desse premiado e amadurecido produto. 

Uma razão para que os tabacos flake sejam deixados em fatias depois de serem montados em um “bolo”é que eles mantem o seu frescor melhor do que os cortados em fita ( ribbon).Os flakes também permitem ao fumante ter um certo controle na relação de queima, para uma baixa temperatura, e sabor. 

É importante preparar o tabaco antes de caregar o fornilhoo para que ele tenha uma textura plana e se mantenha assim ao encher o fornilho não importado qual o grau de desintegração do flake o fumante prefira. (Quanto mais aberto for o flake, mais rápido será sua queima assim como quanto mais fino o corte mais rápida será a queima.) 

Os tabacos mais úmidos deverão ser carregados mais folgados que os normais ou seja não tão prensados como os normais , para garantir uma boa fluidez do ar .

O ideal é ter o tabaco pressionado firmemente, com uma pequena resistência durante a fumada.

O fumante deve ser capaz de ouvir apenas um assobio durante a fumada.

Um tabaco muito prensado não vai queimar totalmente e pode tornar a fumada úmida se o fumante puxar a fumaça muito rapidamente para manter aceso o cachimbo. O tabaco muito frouxo pode causar uma queima inconsistente e causar o superaquecimento do fornilho e condensação da umidade.  

Cinco passos de sucesso: 

 

1. Ponha na palma da mão a quantidade de tabaco (flakes) que você acha necessário para encher o fornilho. Então aperte os flakes entre as palmas das mãos até o tabaco se separar no grau desejado. Quanto mais inteiro o flake for deixado mais lenta será a queima, o que será de grande ajuda em dias de vento forte. 

 

 

2. Delicadamente, mas com firmeza e sem desmanchar a superfície plana do flake trabalhe o tabaco para que ele seja deslizado para o interior do fornilho em um tamanho que vá do fundo até a parte superior acertando com o dedo a parte superior dos flakes no fornilho para que a superfície do fornilho se torne plana ou seja para que a carga de tabaco seja nivelada por igual 

 

3. Agora, enquanto você puxa a fumaça pela boquilha acenada a superfície toda do tabaco e após algumas puxadas e continuando a puxar a fumaça, com o socador dê uma plainada na superfície do tabaco. A idéia é tem o tabaco firme e plano como se fosse um bom charuto. 


 

4. Reacenda o cachimbo depois de socado na superfície toda, mesmo que ele continue aceso, é muito importante que toda a superfície esteja acesa de modo contrário criar-se-ão pontos de superaquecimento. 



 

5. Ocasionalmente comprimindo o tabaco com o socador a medida que ele for queimando (a tendência é que o tabaco vá afrouxando conforme queima), o cachimbo deve queimar uma superfície plana de tabaco até o final.

O objetivo é manter uma passagem de ar firme e plana do começo ao fim da fumada.

O processo não é difícil para um fumante experiente e com a prática se tornará fácil.

 

 

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.