Combos para todos os gostos
por Celso Nogueira

O sucesso dos combos não é difícil de entender: eles oferecem a oportunidade de experimentar vários charutos agrupados por nacionalidade, força, tamanho ou qualidade. Saem mais baratos do que os mesmos charutos avulsos, a não ser no caso da montagem de combos personalizados.

Os combos também são ótimos presentes. Quando alguém resolve presentear um charuteiro em geral recorre aos acessórios. Claro, todos precisam de cortadores, isqueiros e cinzeiros. Mas, quantos? Não é incomum que um apreciador acumule diversos acessórios após o aniversário, ou nas festas de final de ano. Variar também é saudável, e não precisa ser especialista para escolher bem – basta prestar um pouco de atenção ao gosto do presenteado para escolher o combo ideal para ele.

Popularizados pelas tabacarias norte-americanas, os combos ganharam versões elaboradas pelas próprias fábricas, que se somaram às opções fornecidas pelas tabacarias. Em edições de luxo, os combos estão disponíveis em caixas requintadas, a preços variados. De charutos nacionais em pequenos formatos até as grandes estrelas cubanas existem opções para todos os gostos e bolsos.

No caso dos principiantes na arte de degustar um charuto, o combo permite conhecer diversas marcas sem que haja necessidade de adquirir uma caixa inteira. Recomenda-se um combo com charutos de tamanhos parecidos, para permitir a comparação adequada. No site www.charutosecachimbos.com.br existem várias opções, além de ser possível montar combos exclusivos para o gosto de cada um, sob consulta.

Todos os combos são fornecidos em caixas especiais de cedro.

Em termos de charutos nacionais o combo Super Coronas Brasileiros, com dez unidades, serve como porta de entrada para o mundo dos melhores charutos produzidos na Bahia: Dannemann Artist Line, Damatta, Aquarius, Le Cigar, Alonso Menendez, Brasil Autênticos, Angelina Serie A, Dona Flor, Caravelas e Monte Pascoal. A versão Super Robustos conta com as marcas Angelina, Monte Pascoal, Damatta, Aquarius, Don Porfírio, Caravelas, Dona Flor, Alonso Menendez, Terra de Vera Cruz e Le Cigar. Quem ainda duvida da qualidade do produto nacional pode fazer a prova dos nove. Ou melhor, dos dez.

Os puros cubanos estão disponíveis em três combos que englobam as principais marcas da ilha, como Romeo y Julieta, Partagás, Montecristo, Hoyo de Monterrey, Fonseca, H. Upmann e Cohiba. Para os apressados ou fãs de uma fumaça rápida, o combo Cubanitos apresenta os mais apreciados charutos nos pequenos formatos, como Coronitas, Regalias e Cadetes. Já o Petit Cubans privilegia os coronas, clássicos de grande procura: Montecristo 4, J.Piedra Petit Cazadores, Romeo y Julieta Regalias, Romeo y Julieta Mille Fleurs, Rafael Gonzales Panatelas, Partagas Mille Fleurs, Partagas Super, Partagas Corona Jr, Hoyo Palmas Extras e H.Upmann Corona Jr. A versão Top dos Petit Cubans, que rende um presente inesquecível, ainda inclui o lendário Cohiba Siglo I na lista.



PartagasTambém para presentear, ou aos apreciadores mais exigentes, o combo Volta ao Mundo Primeira Classe seleciona alguns dos melhores charutos do planeta, vindos das regiões produtoras mais renomadas, como Vuelta Abajo, Mata Fina e República Dominicana:
Cohiba Siglo II, Montecristo 5, Partagas Super, Romeo y Julieta Mille Fleurs, Avo Notturno, Angelina Serie A Corona, Dannemann Artist Line, Dona Flor Corona, Damatta Corona e Monte Pascoal Corona.

Na mesma filosofia, o combo Churchill Volta ao Mundo traz 8 charutos top neste que é um dos formatos mais valorizados: Romeo y Julieta, Aquarius, Dona Flor, Alonso Menendez, Le Cigar, Damatta, Quorum e Bundle Selection Davidoff. Qualidade para primeiro-ministro nenhum botar defeito. Por exemplo, um dos maiores especialistas mundiais em charutos, da Gérard Père et Fils, considera o RyJ Churchill superior ao próprio Cohiba Espléndido.

Quem precisa de um bom umidor de viagem pode adquiri-lo em cedro maciço, com umidificador, já recheado com cinco robustos cubanos preferidos pelos conhecedores: Partagas D4, Bolivar Royal Corona, Ramón Allones Especially Selected, El Rey del Mundo e Hoyo de Monterey Epicure 2. É comprar, receber e correr para o abraço...



Celso Nogueira   Celso Nogueira - Celso Nogueira - Tradutor literário, editor e colunista especializado em alimentos e bebidas, realiza palestras e conduz degustações sobre gastronomia, cachaça e charutos. Foi um dos fundadores e atuou como diretor da confraria Cigar Club.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.