Charutos potentes para conhecedores
Tradução: Silvana Siqueira
Edição: Celso Nogueira

Todos amam charutos suaves e médios. Foram eles que introduziram o hábito de muitos aficionados, conduzindo-os ao mundo dos charutos premium, iniciando um caso de amor para a vida toda.

Da mesma forma que amantes da comida mexicana eventualmente tornam-se ousados e começam a buscar molhos apimentados mais exóticos, daqueles que não são vendidos no mercadinho da esquina; ou como verdadeiros fãs de filmes aos poucos desenvolvem o gosto por obras que não são encontradas em qualquer locadora; e da mesma maneira que fãs das sinfonias de Beethoven que possuem melodias fáceis de assobiar e apelo popular, pouco a pouco ficam mais curiosos por seus densos, difíceis e enigmáticos quartetos...

É assim que amantes de charutos eventualmente evoluem do charuto suave para os sabores mais complexos dos charutos potentes, ou encorpados, se preferirem.


Isso não significa que os charutos suaves são esquecidos. Existem os charutos do dia-a-dia, que costumam marcar o fim de um longo período de trabalho, os charutos semanais, que anunciam a chegada do final de semana, e os charutos para ocasiões especiais.

Afinal, o melhor e mais rico jantar que você já tenha tido seria um péssimo café da manhã, e ninguém toma um fino licor durante as pausas para o cafezinho.  Charutos encorpados exigem tempo, concentração e atenção que muitas vezes não se tem todos os dias. Mas eles oferecem aos aficionados uma forma de marcar ocasiões especiais – e eles, por si só, já são uma ocasião especial!


Destaques do mercado norte-americano

Os potentes cubanos são sempre os primeiros a ser lembrados quando falamos de charutos fortes. Linhas como o Bolivar se destacam pela força, assim como alguns Partagas. Mas cada vez mais há charutos potentes feitos para o mercado norte-americano, coisa rara há vinte anos, quando predominavam os blends muito suaves.
A Linha Camacho Corojo usa sementes de tabaco de primeira geração para alcançar seu sabor complexo e distinto. A Camacho também oferece diversas outras linhas de charutos potentes, incluindo o El Legend(disponível em três estilos), o Maduro Reserva Especial Limitada (também usando tabaco Corojo e capa Connecticut Broadleaf, que lembra um encontro  de especiarias com café), e o Triple Maduro, com sabor especialmente forte, uma linha de charutos que não é feita para aqueles que têm coração fraco.


A CAO oferece várias linhas de charutos potentes, incluindo o CAO Itália, o CAO

Sopranos (oficialmente ligado ao drama criminal “Família Soprano” da HBO), e o CAO América, um charuto ímpar, onde tabacos Connecticut Broadleaf e Connecticut Shade são enrolados juntos, criando uma capa com efeito listrado, enquanto tabacos de quatro diferentes países (incluindo o Brasil) formam o miolo. O CAO Brasilia é um dos melhores charutos feitos fora de Cuba.


Saint Luis Rey é conhecido ser especialista em charutos potentes. Oferecendo três linhas diferentes (a Saint Luis Rey, a Taint Luis Rey Maduro e a Saint Luis Rey Serie G Maduro), esta empresa desafia os limites do sabor do charuto. Sua série G Maduro oferece capote e capa Connecticut Broadleaf maduro– um maduro duplamente mais forte!


Muitos charutos potentes são como cervejas artesanais que passam por um lento processo de fermentação: poucos são fabricados, levam muito tempo para serem produzidos, e não são feitos com a intenção de serem vendidos para qualquer pessoa. O Gurkha Regent é um charuto de fabricação demorada, desde seu miolo envelhecido até sua capa Havana 2000, e a complexidade de seu sabor fazem dele um desafio até mesmo para antigos amantes de charutos. E não há nada que agrade mais um aficionado do que um desafio! Também apresentam potência elevada os charutos nicaraguenses Padrón e Joya de Nicaragua.


Outro charuto ousado vem de Jose Seijas, que dirige a Tabacalera de Garcia (a maior fábrica de charutos particular do mundo), ele escolheu apenas alguns varejistas para venderem a mistura que leva seu nome e assinatura. O mesmo vale para o raro Tatuaje, difícil de encontrar até nas tabacarias mais versáteis dos EUA. Aos poucos, essas opções aos charutos cubanos começam a chegar ao Brasil. Por enquanto, muitos apreciadores ainda dependem de viagens suas ou dos amigos.

Fonte: Ann Knapp

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.