Cachimbo: paciência e destreza
por Castro Valdomiro

clique e saiba miasFumar cachimbo é adaptar um ritual ocioso de descontração e prazer, que requer atenção, destreza e conhecimento. Talvez seja esta a razão que leva à associação entre cachimbo e pessoas requintadas.

O cachimbo, embora partilhe algumas similaridades com o charuto e os cigarros, é muito diferente. Difícil de fumar, requer mais que uma boca e um fósforo. Exige dominar artifícios como o de encher o fornilho, acender eficazmente e manter o cachimbo aceso, para assim apreciar o verdadeiro sabor dos tabacos.
Uma das vantagens que o cachimbo tem sobre o charuto e o cigarro é a quantidade de tabacos disponíveis: existem milhares de marcas com misturas e diversos tipos de fumo.

No que toca às regiões produtoras de tabaco para cachimbo, estas são numerosas. Por exemplo: o Latakia, tabaco oriental bastante conhecido pelos apreciadores de cachimbo, é curado sobre uma fogueira de madeiras exóticas, o que lhe confere sabor único; o Perique, tabaco fermentado da Louisiana,  apresenta sabor apimentado e de passas; o Xanthi, turco, evidencia um aroma complexo de avelãs tostadas...
Esta diversidade aromática dos tabacos é, adicionalmente, incrementada pelos métodos de secagem, prensagem e corte, todos eles proporcionando diferentes aromas. Para além do tabaco, por vezes ocorre a adição de essências como baunilha e cereja.
Numa analogia, a diferença entre fumar charuto e cachimbo é a mesma entre a imagem de um televisor preto e branco e a de um televisor em cores. Esta definição aromática abrange apenas os charutos e tabacos para cachimbo, sem incluir o cigarro.
Visualmente, a beleza de um cachimbo é indiscutível. Mesmo quem não seja conhecedor de cachimbos conseguirá apreciá-la. E o melhor, depois de fumar o cachimbo ainda se pode guardar, para reapreciá-lo vezes sem conta. O próprio cachimbo é uma forma de arte, muitos deles brotam zelosamente das mãos de um artesão. São vários os aspectos a considerar no cachimbo: o material (urze, espuma do mar, espiga de milho, porcelana...), o formato do fornilho ou da haste, o ângulo do pescoço o sistema de arrefecimento (cooler). O que o torna num instrumento de precisão ao qual se alia a beleza extraordinária.

Partagas

Uma desvantagem de fumar cachimbo, para além de todos aqueles "truques" de encher e manter aceso o cachimbo, é a necessidade de levar o equipamento: uma bolsa para o cachimbo, tabaco, calcador, isqueiro e alguns escovilhões. No entanto, dispensa-se, por um maior período de tempo, um outro item que é necessário a todas as outras formas de fumar, e consideravelmente mais volumoso, o cinzeiro.
A limpeza do cachimbo, também se pode tornar um pouco maçante, mas quando se ganha prática este ritual acaba por passar despercebido.
Em termos de saúde, não podemos afirmar que o cachimbo é inócuo. No entanto, fumar cachimbo, tal como o charuto, é menos prejudicial do que fumar cigarro, sobretudo se não inalarmos. Enquanto fumamos cigarros somos obrigados a inalar gases provenientes da combustão do papel que contém diversos químicos para auxiliarem uma combustão ordenada e uniforme.
Tenha em atenção uma coisa: apesar de todo o prazer que possa ter em fumar, existem pessoas que não pareciam as opções alheias; não as obrigue a inalar seu fumo, principalmente quando estão em causa crianças. Dois dos requisitos de um bom fumador de cachimbo são o respeito e a educação.

Castro   Castro Valdomiro – Administrador de Empresas.
Apreciador de Cachimbos e Degustador de Charutos desde 1970.
Um dos Fundadores do Cigar Club, atualmente Diretor Moderador da Confraria
Amigos do Cachimbo - cAc e proprietário do Portal de Charutos do Brasil.

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.