Aquavit, a típica bebida escandinava, volta a ser produzida no Brasil

por Heloísa Pacheco e Celso Nogueira




quai d'orsayApós décadas de ausência retorna ao mercado nacional a aquavit, agora feita no Rio Grande do Sul, a Aquavit Alcarávia.

A Aquavit Alcarávia (o dicionário prefere alcaravia) não é a primeira bebida nacional do gênero. Uma empresa paulista, Dana Snaps, fabricou uma aquavit “por técnica dinamarquesa”, com graduação alcoólica de 54º GL, descontinuada há vários anos. Contudo, era feita com álcool de cereais. A Aquavit Alcarávia usa destilado de batata, como os originais dinamarqueses e suecos.

Alcaravia (Carum carvi, ou caraway em inglês) é uma sementinha parecida em formato, aroma e sabor com endro, erva doce e  cominho, tanto que costuma ser confundida com este último. Contudo, cada grão dos citados tem suas características e emprego específico. A fábrica  dinamarquesa Aalborg produz a Aalborg Akvavit, de coloração límpida e sabor predominante de alcaravia. A Aalborg é uma das mais consumidas mundialmente, ocupando o primeiro lugar nas vendas nos países escandinavos, embora seja difícil de encontrar no Brasil.

Deve-se tomar uma aquavit bem gelada (pode guardar no freezer), acompanhada ou não de cerveja, como digestivo após as refeições, ou durante o lauto repasto escandinavo conhecido como smorgasbord, no qual peixes (salmão com molho de mostarda, arenque em escabeche), carnes defumadas, picles e pães diversos fazem a festa dos apreciadores de alimentos e bebidas fortes. O copo adequado para a aquavit é o mesmo indicado para vodca pura, tipo shot alto, liso, tubular. De preferência de cristal.

Aquavit de Silveira Martins Heloisa Pacheco

A Aquavit Alacarávia é um bidestilado produzido a partir da batata inglesa. Em Silveira Martins, no interior do Rio Grande do Sul, a Indústria Familiar Santa Eulália lançou a Aquavit, que significa água da vida, inspirado no termo latim aqua vitae. A empresa produz aproximadamente 100 litros por mês.
O idealizador desta cachaça de batata é o sócio-diretor da cooperativa Indústria Santa Eulália, Felisberto Antônio Rosa Barros. A idéia surgiu a partir da constatação de que apenas 45% da produção de batatas alcançavam o objetivo de venda nos supermercados. O restante era desperdiçado.

quai d'orsayEm parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2006, foi criado o fermentado com base no tubérculo. Atualmente, dois doutorandos e dois mestrandos estudam mais profundamente a bebida.

Por ser inédita no país em tempos recentes, a curiosidade do público é grande. O sabor peculiar surpreende quem a experimenta: gosto de vodca, com suave lembrança de batata. Segundo Barros a Aquavit Alcarávia deve ser apreciada estupidamente gelada também no Brasil, seguindo o modelo escandinavo. Em temperatura ambiente só envelhecidas, como a Aqvavit Linie.





Drinques com Aquavit


Na Alemanha a aquavit é consumida pura ao lado da cerveja, como outros schnapps. É a bebida típica da Dinamarca, tanto que Aquavit foi o nome escolhido para batizar o hoje festejado restaurante do chef dinamarquês Simon Lau, em Brasília. O restaurante Aquavit oferece um menu de degustação com seis pratos harmonizados, que podem ser acompanhados da bebida típica. O ponto de partida é a culinária dinamarquesa somada à matéria-prima brasileira, fresca e da estação. O chef Lau trabalhou nas cozinhas de restaurantes consagrados em Copenhague, como o Dronning Louises Kro, a Creperie Marie, o Søllerød Kro e o Restaurante Saison.

quai d'orsayEmbora não seja muito popular em coquetéis, por seu sabor marcante que nem sempre combina bem com frutas e sucos, a aquavit rende algumas misturas interessantes, como as receitas a seguir, de bebidas quentes para o inverno, além do coquetel mais divulgado com a bebida, uma versão escandinava da caipirinha que leva o bucólico nome de Fjellbekk, ou riacho da montanha.




Quentão Escandinavo


Ingredientes
1 litro de vinho tinto
500 ml de Aquavit
1 xícara de uva passa
1 xícara de açúcar
casca ralada de um limão
1 laranja
1 pedaço de canela em pau
12 cravos da índia
12 amêndoas descascadas.

Preparo

Numa panela misture o vinho e metade da Aquavit e aqueça. Sobre um tecido limpo e fino, faça um saquinho com metade da uva passa, o açúcar, as cascas de limão, a laranja cortada em pedaços e as especiarias, que deve ser colocado na panela. Deixe ferver um pouco em fogo baixo, retire o saquinho e sirva em copos enfeitados com o restante da uva passa e as amêndoas.




Flaming Glögg (Grogue em chamas)
Ingredientes
1 litro de aquavit
1 garrafa de vinho tinto
1 xícara de suco de laranja
sementes de cardamomo
gengibre
cravos inteiros
1 pedaço de canela em pau
frutas secas
casca ralada de laranja ou limão
açúcar a gosto 
1/2 grapefruit ou pomelo rosado

Reserve 1 xícara de aquavit e coloque todos os demais ingredientes numa panela. Leve ao fogo baixo, sem deixar ferver, e sirva num réchaud ou rescaldeira (recipiente para manter os alimentos aquecidos, na mesa).
Para fazer a tocha flutuante, retire a polpa de 1/2 grapefruit, umedeça a borda e o interior da casca com a aquavit reservada e mergulhe-a no açúcar. Coloque a casca a flutuar no grogue, com a borda para cima e encha-a com aquavit até transbordar. Flambe a aquavit, deixe-a arder por alguns minutos e emborque a casca no grogue.
A tocha flutuante é o mais divertido desse coquetel. Serve cerca de dez pessoas.




Fjellbekk (Riacho da Montanha)


Ingredientes

1 dose de Vodca
1 dose de Aquavit
Suco de limão a gosto
Sprite ou Soda Limonada a gosto

Preparo

Encha um copo alto com gelo em cubos. Acrescente os ingredientes citados. Mexa e enfeite com uma rodela de limão antes de servir.



Celso Nogueira   Celso Nogueira - Celso Nogueira - Tradutor literário, editor e colunista especializado em alimentos e bebidas, realiza palestras e conduz degustações sobre gastronomia, cachaça e charutos. Foi um dos fundadores e atuou como diretor da confraria Cigar Club.

 

 

 
  Newsletter
Cadastre-se e receba nossas
novidades em seu email.
Nome:
Email:


 
     
  Charutos Personalizados
Comemore o nascimento de seu filho, casamento ou uma conquista de sua empresa com charutos personalizados.



 
     
   Telefones:  (11) 5096-2494 / 5041-1596
  © Copyright Charutos e Bebidas. Todos os direitos reservados.
  Qualquer reprodução deste material deverá ser feita com autorização.